quarta-feira, maio 22, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Inhapim celebra Dia Mundial da Saúde na praça Alberto Grossi Sobrinho

INHAPIM – Em todo o mundo, o direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado. De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS constatou que pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano em suas constituições. No entanto, os países não estão conseguindo aprovar e implementar leis para garantir que suas populações tenham o direito de acessar os serviços de saúde. Isso corrobora o fato de que pelo menos 4,5 bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) não estavam totalmente cobertas por serviços essenciais de saúde em 2021.

Para enfrentar esses tipos de desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”, conforme explica a enfermeira e coordenadora da atenção básica em saúde pública do município de Inhapim, Josiane Belo Flamini. “O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação” informou.

Ana Elza Silva Araújo, secretária municipal de saúde destacou os trabalhos e ações realizadas para celebrar a data. “Montamos vários estandes aqui na praça reunindo diversos profissionais técnicos da secretaria de saúde, passando pelas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família com informações sobre nutrição e atividade física, já as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial Adulto e Infantil trazem informações acerca da saúde mental, as equipes da vigilância epidemiológica trazem informações acerca do combate as arboviroses, além de aferição de pressão arterial, testes de glicose, atividade física com os grupos da terceira idade, atualização vacinal e testes rápidos para detecção de ISTs, tudo de forma gratuita e com tratamento humanizado conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *