domingo, abril 28, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Ipatinga comemora o “Dia Mundial da Água” com ações educativas

IPATINGA – Nesta sexta-feira, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, data especial destinada à reflexão e discussão sobre a relação do homem com um dos mais preciosos recursos naturais do planeta. Neste ano de 2024, o tema escolhido pela ONU para abordar a questão é “A água nos une, o clima nos move”. Assim é que a Prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Meio Ambiente (Demam), promove uma série de ações educativas para reforçar a importância do tema junto aos munícipes.

As comemorações tiveram início nesta quinta-feira (21), com a participação de alunos da rede municipal na XIXª Caravana das Águas. O evento promove a defesa do ecossistema onde vivemos e, em sua 19ª edição, visa disseminar a importância do engajamento da comunidade nas metas dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que diz respeito ao uso e consumo consciente da água e preservação do meio ambiente.

Já nesta sexta-feira (22), as atividades foram abertas com uma blitz ecológica educativa e distribuição de mudas na avenida Burle Marx, no Parque Ipanema. Também durante a manhã, alunos da Escola Municipal Paulo Freire realizaram uma ação de plantio em área no entorno da lagoa do bairro Parque das Águas.

“O Executivo promove ações com intuito de falar e refletir sobre a data no sentido de esclarecer que temos uma grande responsabilidade com o nosso planeta”, salienta Fernanda Brito, diretora do Demam.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda no contexto das reflexões sobre a importância no uso consciente da água, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), promoverá no próximo dia 27, às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para apreciação da minuta do edital e anexos da futura Concorrência Pública da Concessão dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitário do município.

“A concessão desses serviços dentro de novos padrões de exigência tende a melhorar significativamente as condições sanitárias e de bem-estar, inclusive em relação aos negócios, uma vez que o desenvolvimento de atividades econômicas em uma cidade mais limpa e adequada à pauta ambiental trará inúmeros benefícios para a população”, destaca o prefeito Gustavo Nunes.

O chefe do Executivo ipatinguense ainda acrescenta: “Vale ressaltar que, apesar destas ações remeterem a um dia especial, os cuidados com a preservação e qualidade da água devem acontecer diariamente, por meio das mais diversas ações cotidianas”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *