quarta-feira, abril 17, 2024
DestaquesSaúde

Hospital João XXIII abre dez leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias

REDAÇÃO – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) abrirá dez novos leitos de terapia intensiva pediátrica no Hospital João XXIII, fundamentais para suprir o aumento da procura por internações nos próximos meses. Com equipe reforçada e equipamentos modernos, o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se prepara para a sazonalidade de doenças respiratórias em crianças.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/3) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. O Hospital João XXIII chega a 20 leitos de UTI pediátrica, além dos 16 no Hospital Infantil João Paulo II. Ao todo, serão, no período, 103 de UTI (incluindo adulto) no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (36 pediátricos e 67 adultos).

Aumento de internações

De janeiro a março, o Hospital Infantil João Paulo II já soma mais de 14,6 mil atendimentos. Só no mês de março deste ano, foram computados quase 5 mil atendimentos, com a expectativa de fechar o mês em até 7 mil. Aproximadamente 70% desses atendimentos têm sido dedicados à assistência a pacientes com sintomas respiratórios. O número representa um aumento de 130% nos atendimentos em relação a um mês com demanda normal.

“Estamos nos antecipando à sazonalidade, que tradicionalmente provoca o aumento de internações a partir de abril. Os leitos pediátricos de terapia intensiva mantêm uma média de 50% de ocupação de leitos durante o ano e já estamos com uma ocupação entre 80% e 90% atualmente”, explica o secretário de Saúde de Minas.

A equipe assistencial foi reforçada para garantir o atendimento e foram contratados cinco enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nove médicos intensivistas pediátricos e dois fisioterapeutas respiratórios para atuarem nos novos leitos. A ala está equipada com ventiladores, camas elétricas, monitores e outros equipamentos que foram adquiridos durante a renovação de todo o parque tecnológico realizado pelo Governo de Minas ao longo dos últimos anos.

“Os novos leitos de terapia intensiva pediátrica estão prontos para receber pacientes e serão acionados gradualmente, conforme a demanda. A previsão é de que todos estejam ativos até o final de março”, afirma Fábio Baccheretti. O hospital também receberá casos encaminhados pela Central de Regulação do município.

Reforço na escala

O Hospital Infantil João Paulo II também reforçou sua equipe multidisciplinar para o atendimento atípico nessa época do ano, passando a contar com sete pediatras. Todos os consultórios do pronto atendimento estão funcionando por 24 horas.Os novos leitos antecipam o pico de incidência de casos respiratórios, proporcionando maior tranquilidade e assistência imediata aos usuários do serviço.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *