segunda-feira, maio 27, 2024
DestaquesSaúde

Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus de Timóteo divulga números de nascimentos véspera do Dia das Mães

Hospital de Timóteo, gestão do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – Foto PCReis/JBN

TIMÓTEO – O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, é uma data especial que ganha ainda mais relevância nas maternidades. Seja para as mães de primeira viagem ou para aquelas mais experientes, a maternidade é um turbilhão de emoções.

Em Timóteo a gestão do Hospital e Maternidade de Timóteo, feita pela organização social de saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, completa um ano a frente da instituição timoteense com muito a comemorar, sobretudo na véspera do Dia das Mães celebrado no domingo, dia 12.

Desde a reestruturação administrativa e funcional da unidade hospitalar, até a reforma da estrutura do prédio e aquisição de novos equipamentos, a Maternidade bem como a UTI Pediátrica e a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro têm ganhado a cada dia mais reconhecimento pelos serviços prestados à população e sobretudo às mães e seus filhos e em termos de nascimentos.

Entre maio de 2023 e abril deste ano a maternidade do Hospital de Timóteo registrou 643 nascimentos de crianças, um número significativo considerando a média mensal de partos que supera a casa dos 50 partos a cada 30 dias. Em maio de 2023, por exemplo foram 45 nascimentos; em junho, 50; em julho, 46; agosto, 52; setembro, 58; outubro, 49; novembro, 39; e dezembro 57. Em janeiro deste ano foram 67 nascimentos, contra 46 em fevereiro; 69 em março e 65 no mês de abril.

Os números ganham anda maior relevância pelo fato de o Hospital de Timóteo ser referência para vários municípios da microrregião do Vale do Aço que não contam com maternidade. Além disso, o hospital timoteense tem sido destaque pelas inovações em seus procedimentos como os partos humanizados desenvolvido pela Dra. Thaís Abreu, responsável pela maternidade e cujo trabalho resultou em um artigo publicado em um jornal de medicina internacional.

“O vínculo materno é um elemento primordial no cuidado da criança e no Hospital e Maternidade de Timóteo. Estamos trabalhando muito para garantir todas as condições para que essas mães tenham os seus filhos em um ambiente seguro, com uma equipe multiprofissional em uma estrutura qualificada”, relatou o diretor da unidade, Belmiro Costa.

UPA

Em Timóteo a estrutura de saúde para acolher as crianças e suas mães é uma realidade que avançou muito nesse último ano. Além da Maternidade e da UTI Pediátrica, a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro também tem sido um equipamento de saúde importante para atender os menores de idade que necessitam de atendimento de urgência e emergência.

Nos quatro primeiros meses deste ano, a UPA atendeu na área de pediatria 5.413 “baixinhos”. Em janeiro foram1.474 menores atendidos, um percentual de 15,8% do total de público atendido na UPA; em fevereiro, foram 1.085 (15,9% do total); em março, 1.368 (21,7% do público em geral) e 1.487 em abril, ou 24,7% dos casos de urgência e emergência que passaram pela UPA.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *