domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

FUNDAÇÃO RENOVA: Obras de saneamento recém-concluídas em Ipatinga e Marliéria

REDAÇÃO – Foi finalizada, no último trimestre de 2023, uma das três obras de expansão das redes de coleta de esgoto de Ipatinga. A nova estrutura tem 889,79 metros de extensão e beneficia diretamente os moradores dos bairros Granjas Vaga-lume e Limoeiro.

A rede coletora recém-concluída tem capacidade para conduzir adequadamente 3,88 litros de esgoto por segundo rumo à estação de tratamento (ETE) do município. Também foram construídos gabiões de proteção das estruturas ao longo dos cursos d’água, para evitar danos à tubulação do sistema.

A intervenção integra as ações compensatórias pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Duas outras obras de saneamento estão em andamento em Ipatinga. Nos bairros Cidade Nobre, Iguaçu e Jardim Panorama, na altura da avenida Maanaim, a rede de coleta será ampliada em um total de 1,07 quilômetro e também conectada à ETE do município. Aproximadamente 75% da expansão está finalizada.

Já entre os bairros Horto, Vila Celeste, Nova Esperança e Canaã, o prolongamento da rede coletora será de 8 quilômetros, até alcançar a ETE. Mais de 65% dessa extensão já está concluída.

Destinação adequada de resíduos sólidos                    

Também foram finalizadas, no último trimestre de 2023, a reforma e a ampliação da usina de triagem e compostagem (UTC) do distrito de Cava Grande, no município de Marliéria, a 48 quilômetros de Ipatinga. A UTC tem capacidade de tratamento de 2,9 toneladas de resíduos sólidos ao dia.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *