segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesEducação

Unileste promove roda de conversa sobre os desafios no enfrentamento à violência contra a mulher

FABRICIANO – Nesta quarta-feira (16), foi realizado no campus do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) em Cel. Fabriciano, a roda de conversa “Experiências e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher”, com o objetivo de fomentar a discussão sobre os desafios e as perspectivas para a mudança de cultura e a prevenção da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

O evento abordou pontos desde a sensibilização para a problemática e a busca por soluções eficazes, passando pela análise das causas e barreiras sociais que ainda persistem e agravam o cenário da violência de gênero. Questões como o papel das instituições de ensino na conscientização e na formação de uma geração de cidadãos conscientes, também foram debatidas. Além disso, foi evidenciado a importância de uma rede coletiva de apoio para mulheres vítimas de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

De acordo com a professora do curso de Direito do Unileste e mediadora do encontro, Dra. Angélica Barroso Bastos, a discussão sobre o assunto é fundamental para fortalecer a luta contínua contra a violência sofrida pelas mulheres e meninas e para criar um ambiente em que todas se sintam seguras, respeitadas e empoderadas. “Ao promover um diálogo aberto e inclusivo sobre um tema tão sensível, demonstramos nosso compromisso em ser parte da mudança positiva e progressiva em nossa sociedade, reafirmando que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas na busca por um mundo livre de violência. 

Agosto Lilás 

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de combate à violência contra a mulher criada em 2016 – ano da comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006) – para intensificar a divulgação e conscientização sobre os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência, e os mecanismos de denúncia existentes.

A cor lilás foi escolhida para simbolizar a força e resiliência das vítimas, bem como representar a transformação necessária para um mundo mais igualitário e seguro para todas e todos. 

Lei Maria da Penha

Promulgada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é um marco na luta contra a violência doméstica e familiar. O nome é uma homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, mulher vítima de violência doméstica que se tornou um símbolo da resistência. Maria da Penha hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.  

Setor de Comunicação e Marketing | Assessoria de Comunicação

comunicacao@unileste.edu.br | (31) 3846-5529 | 5528

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *