quinta-feira, junho 20, 2024
DestaquesEducação

“Um sonho para o futuro”: Expansão do SENAI de Timóteo ganha ordem de serviço

“Este é mais um sonho para o futuro da nossa cidade que sai do papel”, disse emocionado o prefeito Douglas Willkys

TIMÓTEO – O prefeito Douglas Willkys assinou na tarde desta sexta-feira (17) a ordem de serviço nº 22/2023 para a realização de obras de expansão do SENAI – Centro de Formação Profissional Luciano José de Araújo, no bairro Olaria. No local será construído um galpão de 818 metros quadrados no andar térreo e um mezanino no pavimento superior com 94 metros quadrados. O projeto prevê rampas de acesso, banheiros adaptados, ponte rolante, almoxarifado, entre outros espaços. Também presente no ato da assinatura da ordem de serviço, o presidente da Câmara de Timóteo, vereador Reygler Max.

A obra será executada com financiamento do convênio 347169 do Programa BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) Cidades Sustentáveis, no valor de R$ 3.699.589,00. A obra está sob a responsabilidade da empresa Acácia Casa e Jardim (PG-466/23) e o prazo para a conclusão é de seis meses.

Para o prefeito Douglas Willkys a data de hoje foi muito especial pois desde a época de vereador ele vinha acompanhando essa demanda que, na sua opinião, vai preencher uma lacuna na formação profissional de jovens para o setor metalomecânico em Timóteo. Até então os estudantes da cidade precisam se deslocar para Ipatinga para fazer o curso técnico nessa área. Durante a solenidade o prefeito afirmou que foi preciso conter a emoção ao lembrar de todo o percurso percorrido para chegar até esse dia.

Ele relembrou por exemplo que o Senai por pouco não foi fechado, exatamente por falta de espaço para abrigar grandes equipamentos industriais. “Há 12 anos estivemos aqui e encontramos grandes equipamentos parados e que poderiam deixar Timóteo por falta de utilização. Quando assumi a Prefeitura me comprometi a fazer os investimentos necessários para construir esse galpão para oferecer cursos na área de metal mecânica”, disse. Para ele é mais um sonho para o futuro da nossa cidade que vai sair do papel”, complementou prefeito.

Ciclo Virtuoso

Atualmente o Senai conta com 712 alunos e de acordo com o supervisor técnico do SENAI de Ipatinga e de Timóteo, Bráulio Ferreira Oliveira, com a expansão da instituição em Timóteo será possível ampliar e diversificar a oferta de cursos em áreas que hoje possuem carência como soldagem, caldeiraria, manutenção mecânica, dentre outras. Bráulio também explicou que esse investimento vai trazer um ciclo virtuoso para a cidade, pois além dos investimentos que serão feitos, também haverá contratação de mais profissionais e professores. “O Senai possui uma peculiaridade onde os alunos aprendem colocando a mão na massa. E é por isso que os nossos alunos são muito demandados pelas empresas regionais”, contou Bráulio Ferreira.

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, destacou que o “dia é histórico”

Segundo ele, desde o seu primeiro encontro com o prefeito Douglas ele foi cobrado para a construção desse galpão. “Lembro também da batalha que foi para conseguir investimentos e cobrir essa deficiência que é a formação de técnicos para o setor metal mecânico aqui na cidade. Com esse novo equipamento devemos ampliar em qualidade e quantidade a formação de novos jovens profissionais. Os novos cursos que vamos instalar aqui vão fazer toda a diferença na cidade de milhares de pessoas”, destacou.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo com o empresário e ex-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano José de Araújo, que empresta o seu nome à unidade do Senai de Timóteo. Aliás foi na gestão de Luciano que o Senai foi implantado em Timóteo, isso no ano de 2012.

Para ele, a assinatura da ordem de serviço da expansão do SENAI marca um momento ímpar na estrutura do centro de formação profissional. “Com esse galpão serão implantados cursos voltados para o setor metal mecânico, bem como para toda a cadeia produtiva do aço, resolvendo assim um déficit que tínhamos no Senai de Timóteo, tornando-a ainda mais competitiva. A Prefeitura e toda a sua gestão estão resolvendo esse débito para que os jovens tenham uma formação de qualidade e as empresas tenham à disposição profissionais cada vez mais qualificados tecnicamente”, mencionou.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *