domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Senac atua para a inclusão de estudantes com deficiência em ambiente educacional

IPATINGA – A educação é um direito de todas as pessoas, independentemente da condição de cada uma. No entanto, quando se trata de pessoas com deficiência, muitas barreiras, desafios e preconceitos surgem no ambiente educacional. Essas dificuldades podem variar amplamente, desde a falta de acesso a infraestrutura, até a ausência de recursos adequados de aprendizado e apoio.

Segundo dados do Censo Escolar 2022, realizado pelo Ministério da Educação, 27% das instituições não possuem prédios adaptados e nem pessoas colaboradoras treinadas para auxiliar as pessoas estudantes com deficiência. Há mais de um milhão deste público sem acesso a uma infraestrutura adequada.

Diante de uma realidade desafiadora, o Senac em Minas se destaca, contando com um total de 1257 pessoas com deficiência matriculadas apenas em 2022, e uma infraestrutura dedicada a atender a diversas necessidades. Entre as pessoas  beneficiárias desse ambiente inclusivo, encontra-se Daywison Marllon, um entusiasta da tecnologia, informática e vendas, atualmente matriculado no curso de Técnico em Informática no Senac em Ipatinga.

“Quando descobri minha deficiência visual, aos 26 anos, percebi o impacto em minha vida profissional. Precisei me reinventar. Pensei em profissões e cursos que me cativassem, e a informática se destacou como uma excelente opção. Era algo que eu adorava, relacionado à tecnologia, e não comprometia minha segurança a curto prazo”, ele compartilha.

Daywison enfrenta a Retinose Pigmentar, uma doença ocular rara, hereditária e degenerativa que causa deficiência visual grave. Em seu caso, a condição afeta a visão noturna e periférica, resultando em uma visão tubular. “Essa doença afeta diretamente a retina, mas, apesar das dificuldades, não me impediu de ter acesso à educação”, esclarece o estudante.

O Senac, como instituição de ensino, se empenha na promoção da acessibilidade para  todas as pessoas estudantes. Para isso, oferece instalações bem iluminadas, salas de aula claramente identificadas e conta com elevadores e corrimãos nas escadas para facilitar a locomoção de estudantes que, assim como Daywison, enfrentam desafios semelhantes.

“Logo no início do curso técnico, fui convidado para uma reunião com a equipe de supervisão para discutirmos minhas necessidades como pessoa com deficiência e como poderiam me auxiliar. Essa abordagem foi extremamente positiva e representou um diferencial notável. Deveria servir de exemplo para todas as instituições. Isso demonstra respeito e cuidado não apenas com os alunos, mas também com os funcionários e visitantes, garantindo, assim, a segurança e o bem-estar de todos”, conclui Daywison.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade.

O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *