quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesPolítica

Câmara debate fake news em evento da Escola da Legislativo

Ipatinga – A Câmara Municipal de Ipatinga recebeu nesta quinta-feira (26) membro efetivo da Corte Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG Marcelo Vaz Bueno, para uma palestra sobre fake news e biometria nas Eleições de 2020. Ele foi recebido pelo vereador Jadson Heleno, presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, e por Hélio Cimini, procurador da instituição.

O juiz abriu a palestra afirmando os avanços do país com adoção da urna eletrônica, no lugar da velha cédula de papel. “Antes, as apurações eram muito difíceis, levavam dias. E a urna eletrônica nos trouxe uma tranquilidade, porque cada voto é registrado corretamente, numa velocidade muito acima do que no voto em papel”.

Embora todo processo eleitoral atualmente seja eletrônico, Marcelo Bueno garantiu a segurança nas eleições no país. “Não acredite nas notícias de que as urnas não são seguras, porque isso não é verdade. Nunca houve uma invasão no sistema. Todo processo eleitoral traz uma lisura que não existia antes com a cédula de papel”.

Ele explicou o que é fake news e deu exemplos das notícias falsas mais circuladas em aplicativos de conversas e redes sociais. Segundo ele, as notícias falsas costumam estar instaladas em servidores fora do Brasil e se apresentam com aparências de notícias verdadeiras.

Ainda segundo o juiz eleitoral, quem se sentir ofendido com alguma informação inverídica pode acionar a Justiça. “A pessoa que publica fake News pode responder na Justiça Eleitoral, cível ou até mesmo na Justiça Penal”. Mas ele ressalta: “A Justiça tem tomado todas medidas cabíveis para coibir essa prática, mas não conseguiremos sem ajuda de todos vocês [público]. Se receber alguma notícia duvidosa, não a encaminhe antes de checar a veracidade. Desconfie sempre”.

Ele ressaltou que a segurança nas eleições brasileiras será ainda mais aprimorada com adoção da biometria. “Convocamos todos a comparecerem à Justiça Eleitoral para cadastramento biométrico”.  Marcelo Bueno se comprometeu voltar à Câmara para falar sobre as novas regras para Eleição 2020, quando todas as mudanças forem devidamente regulamentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O presidente da Câmara de Ipatinga reiterou a importância da Escola do Legislativo na formação da cidadania.

“Além de garantir a capacitação dos servidores da Câmara, a Escola do Legislativo ajuda na formação cidadã de toda a sociedade”.

Além de convidar o juiz eleitoral para falar sobre o tema, Jadson Heleno garantiu que a Câmara de Ipatinga irá disponibilizar as novas regras eleitorais assim que a Justiça Eleitoral regulamentá-las.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *