segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesEducação

MERENDA ESCOLAR em Timóteo está com cardápios aprovados pelo Conselho de Alimentação Escolar

As preparações ficaram ainda mais nutritivas e saborosas com a aquisição dos novos itens

TIMÓTEO – A alimentação escolar da rede municipal de Timóteo está de cara nova com os novos cardápios que foram inseridos para o ano letivo de 2023. As preparações variam de acordo com a faixa etária e atendem às necessidades dos alunos com oferta de alimentos seguros, variados, que respeitam a cultura e a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a introdução alimentar, como preconiza a Resolução 06 de 08 de maio de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Os seis cardápios específicos para cada faixa etária foram apresentados ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) pelas nutricionistas Tathiane Ferreira Silva e Luiza Florêncio Assis, da equipe de nutrição da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e aprovados pelas conselheiras em 27 de fevereiro de 2023. Com a aprovação, as mudanças na alimentação foram introduzidas na merenda escolar em março.

As preparações ficaram ainda mais nutritivas e saborosas com a aquisição dos novos itens: açafrão em pó; canela em pó; farinha de milho; feijão preto; triguilho e vinagre branco para toda a rede. Além disso, os estudantes com necessidades nutricionais especiais como intolerâncias e alergias alimentares, diabetes e comorbidades, têm direito a adaptações no cardápio, que agora contém arroz integral; biscoito integral; farinha de tapioca; iogurte zero lactose; leite zero lactose; macarrão integral; macarrão sem glúten e sem ovos, além de achocolatado diet, adoçante e leite desnatado, que já faziam parte dos cardápios anteriores.

A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação afirma que a aquisição dos novos itens favorece a diversidade alimentar e nutricional dos cardápios, que são ricos em cálcio, ferro, fibras, vitamina A e vitamina C, nutrientes de grande importância no desenvolvimento infantil e prevenção de doenças. Em consonância, as creches e UMEIs agora contam com a oferta de fórmulas lácteas para preparo das mamadeiras, garantindo também as necessidades nutricionais dos recém-nascidos.

As novidades atendem mais de 5 mil estudantes das escolas municipais, 135 da APAE, 142 do Centro Municipal de Educação Integrada/Educação de Jovens e Adultos, 85 do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (ADEVITA) e mais de 1300  crianças das UMEIs e creches conveniadas.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *