quinta-feira, fevereiro 29, 2024
DestaquesEducação

Ipatinga realiza nova vistoria em veículos de transporte escolar

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga convoca os permissionários de vans e outros veículos de transporte escolar a ficarem atentos ao prazo que se inicia na próxima quarta-feira (12) para se submeterem à vistoria semestral exigida pelo poder público municipal. O prazo vence no dia 31 de julho e, após essa data, só poderão trabalhar na atividade os veículos que apresentarem o selo de vistoria do segundo semestre de 2023.

O serviço de vistoria é realizado no pátio da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, de 7h50 às 10h50, conforme agendamento prévio junto ao Departamento de Transporte e Trânsito (Detra). Os permissionários que por acaso não tenham recebido o comunicado da PMI podem procurar a repartição munidos dos documentos necessários.

Segurança

A diretora do Detra, Graziella Pires, reforça que a vistoria é obrigatória tanto no início do primeiro quanto do segundo semestre de aulas. Conforme salienta, ela visa assegurar condições de maior segurança no transporte de estudantes.

A partir do dia 31 de julho, o veículo que não tiver o selo de vistoria será passível de penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

Vale ressaltar ainda que os pais e os passageiros devem ajudar a fiscalizar o serviço de transporte escolar, solicitando, em caso de dúvidas, a apresentação do selo e do certificado de vistoria, que devem ser afixados no vidro dianteiro e nas portas dos veículos.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Transporte e Trânsito da PMI ou pelo telefone 3829-8529.

Inspeção

Para receber o selo de inspeção, os proprietários de vans e outros veículos escolares devem apresentar certidão negativa de débitos, carteira de habilitação com a observação de curso escolar, certificado do cronotacógrafo do veículo, carteirinha do transporte escolar, guia paga para vistoria.

Itens verificados

Na vistoria, são verificados os sistemas mecânico e elétrico, feitas avaliações quanto às condições de circulação do veículo, estado de conservação interno e externo, equipamentos obrigatórios como cinto de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio, câmera de ré, e no caso dos ônibus, se há saída de emergência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *