quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Prefeitura entrega nova iluminação de LED no Centro da cidade

FABRICIANO – As principais ruas e praças do Centro de Coronel Fabriciano já contam com iluminação em LED, proporcionando maior eficiência energética, luminosidade e segurança para a região que concentra o comércio da cidade. O prefeito Dr. Marcos Vinicius entregou a nova iluminação durante a 2ª Cantata de Natal  das Escolas Municipais e solenidade de premiação das escolas e alunos destaques do programa “Formando Cidadãos do Futuro”, na Praça da Estação. Com investimento de R$ 850 mil, 425 pontos de iluminação receberam as novas luminárias em substituição às  antigas lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio.

“Começamos pelo Centro da cidade por serem pontos com maior consumo e, consequentemente, gasto na conta de luz do município. A priorização também visa tornar a nossa principal área comercial mais atrativa e segura, durante o período de Natal, atraindo clientes e fomentando a nossa economia”, explicou o prefeito Dr. Marcos Vinicius. Neste primeiro lote de serviços foram contempladas 15 ruas, duas avenidas e três praças do Setor 1.

“É importante destacar que estamos entregando mais segurança e eficiência na iluminação, mas também inaugurando uma ‘cidade mais inteligente’. Parte destas luminárias é equipada com um sistema, que num futuro breve, pode receber sinal de wifi e câmeras de segura. A nossa administração respeita o dinheiro do nosso contribuinte e tudo vem sendo pensando, e trabalho, para trazer benefícios em curto e médio prazo para a nossa população”, completa o prefeito.

Lançado em outubro deste ano, o Programa Integrado de Eficiência Energética (PIEEF) – Fabri Nova Luz contempla ainda serviços de manutenção, extensão e melhorias na iluminação pública da cidade. Até 2020, a previsão de investimentos é de R$ 16 milhões, incluindo compra de equipamentos, mão de obra e serviços. Os trabalhos são executados pela Selt Engenharia, licitada pela Prefeitura em 2018, conforme legislação e com amplo conhecimento da Câmara de Vereadores da cidade.

Até 2020, Em dois anos, a previsão é trocar até 70% dos conjuntos de lâmpadas atuais dos quase 10,7 mil pontos de iluminação da cidade. Antes de serem liberados, os lotes de serviços são submetidos à aprovação técnica por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ESCOLAS

Além de mais econômico para os cofres públicos, o novo sistema de iluminação de Fabriciano poupa também o meio ambiente. “A adoção de tecnologia é livre de metais pesados e gera menos resíduos sólidos” completa o engenheiro elétrico e consultor do Fabri Nova Luz, Matheus Lage. Não por acaso, a entrega do lote 1 dos serviços foi feita, concomitantemente, à premiação das escolas destaques do Programa Cidadãos do Futuro – Eixo Energia e Água, desenvolvido em parceria com a Fundação Geraldo Perlingeiro (FGPA) de Abreu ao longo de 2018 junto às  escolas municipais.

No eixo Energia e Água, alunos e escolas da rede municipal foram incentivados a desenvolver a economia na conta de energia elétrica em casa e também em casa. A presidente da FGPA, Elizete Marinho Serra Negra, destaca a importância da reeducação ambiental, tendo como as crianças protagonistas, como vem acontecendo em Fabriciano. “Esta parceria visa dar o suporte, tender a população, emprestar o conhecimento acadêmico e transformar tudo isso em ações práticas. É muito importante para reeducação da população”, explica a Elizabete Marinho.

CULTURA LOCAL E CANTATA DE NATAL

O ponto alto da solenidade foi o coral mais de 250 vozes dos alunos da Educação Infantil, 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para celebrar o “Natal da Feliz Cidade”. O espetáculo contou a história de crianças que buscam o verdadeiro significado do natal.  Além do coral, o evento contou com a participação da orquestra da cidade e da banda Nossa Senhora Auxiliadora, encenação da peça teatral “Unidos Pelo Natal”, apresentações de dança e do Batuque do Cocais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *