domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Inscrições para Cadastro Escolar 2024 para escolas públicas em Fabriciano. Prazo final dia 6 novembro

FABRICIANO – Está aberto o prazo para as inscrições do cadastro de alunos interessados em ingressar nas escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual) em Coronel Fabriciano em 2024. O prazo começou no dia 10 de outubro e encerra no dia 6 de novembro. O cadastro é feito exclusivamente pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Devem se inscrever no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrículas (SUCEM): o estudante que completa 6 anos até março do ano que vem e que pretende entrar na rede pública de ensino. Devem se inscrever ainda os estudantes que desejam mudar de escola em 2024. Os alunos matriculados em 2023 em escola pública e que a unidade de ensino não terá o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante no ano que vem deverá se inscrever também.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

IMPORTÂNCIA DO CADASTRO

O cadastro pode ser feito por pais, responsáveis, ou pelo próprio aluno (maior de idade). Basta acessar o site https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/ e preencher as informações pessoais do aluno:  RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento para alunos adultos, endereço completo, inclusive CEP, telefone fixo e móvel, se possuir e e-mail.

A gerente do Sistema Municipal de Ensino, Cristino Soares, pede atenção ao prazo final. “Pedimos a todos que se antecipem e não deixem para última hora, para não correr o risco de o site ficar congestionado ou ‘perder’ a vaga do seu filho na instituição mais próxima de sua casa. Vale ressaltar que o cadastro é de suma importância pois é a partir dele que nós e o Estado poderemos nos organizar, programando a oferta de vagas de acordo com o número de inscritos e atender as necessidades de nossos estudantes”, disse.

Ainda conforme Cristina Soares, a rede municipal oferece suporte para quem não tem computador nem experiência para usar as tecnologias digitais. Basta procurar uma escola municipal ou a Secretaria Municipal de Educação. A rede estadual também oferece serviço similar.

MATRÍCULA ESCOLAR

Cristina Soares também explica que os alunos que já estudam nas escolas municipais, e que não irão mudar de instituição, a vaga já está garantida. Neste caso, basta os pais efetivar a renovação de matrícula na própria escola e atualizar o endereço. Para novas matrículas em 2024 e conforme o calendário já informado o período de matrícula acontecerá entre os dias 11 de dezembro de 2023 à 12 de janeiro de 2024 (rede municipal).

Já na rede estadual, o prazo de matrícula vai do dia 26 de dezembro a 12 de janeiro de 2024.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *