domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Faculdade Única lança Laboratório de Atividades Físicas em Ipatinga

IPATINGA – A Faculdade Única vai lançar, a partir do dia 5 de abril, o seu Laboratório de Atividades Físicas. Esta é uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Extensão na modalidade de Ensino a Distância NUEX-EaD e tem como objetivo acolher tanto a comunidade local de Ipatinga e região, quanto os próprios colaboradores da instituição de ensino.

O projeto será coordenado pelos docentes Jorge Benedito de Freitas e Mauriano Lúcio, além do monitoramento de oito alunos dos cursos de Educação Física bacharelado e licenciatura, das modalidades presencial e EaD. Estes serão bolsistas de extensão selecionados mediante edital.

As modalidades ensinadas no futuro Laboratório serão: Funcional, Steep/Jump, Capoeira, Dança, Jump e Cross Training. As aulas serão oferecidas nas quartas e sextas-feiras, a partir das 16h, utilizando da estrutura que a Faculdade Única possui. Os interessados deverão pagar o valor mensal de R$ 30,00 por modalidade.

Serão oferecidas um número limitado de vagas, de acordo com a modalidade. As inscrições podem ser feitas de maneira online, por meio do preenchimento do formulário oficial e anexo dos seguintes documentos: cópia do RG, atestado médico que garante a aptidão para a prática esportiva e termo de compromisso.

Responsabilidade social e com o bem-estar

O público alvo do Laboratório de Atividades Físicas é a comunidade local. Também tutores, coordenadores e funcionários da Faculdade Única poderão participar das modalidades que serão ofertadas semanalmente. Segundo o coordenador Jorge de Freitas:

“Minha principal expectativa é que o projeto tenha êxito em aproximar ainda mais a Faculdade Única com a comunidade que reside próxima a instituição, transformando, deste modo, o espaço educacional em um local de troca de experiências entre os professores, os alunos e a comunidade. Além disso, tratando-se de uma atividade no campo da saúde, espero que o projeto seja capaz de elevar os níveis de bem-estar e de saúde de seus participantes”, explica.

Mauriano Lucio, também coordenador do Laboratório de Atividades Físicas, está com a expectativa elevada sobre a ação. Ele conta que quem vai sair ganhando com o laboratório, além do público, são os discentes do curso de Educação Física que serão escolhidos como monitores. Estes vão ganhar uma experiência que será decisiva no exercício de suas carreiras.

“Os alunos enquanto monitores poderão pôr em prática o conhecimento da área. Eles vão aprender a trabalhar com grupos diversificados, aplicarão técnicas de avaliação física, elaboração de atividades para nichos específicos nas aulas de funcional, jump, e cross training, por exemplo”, elucida o professor.

Para que a iniciativa seja bem-sucedida, uma estrutura que atenda às necessidades da comunidade é fundamental. E isso, a Faculdade Única tem de sobra. Mauriano garante que a instituição de ensino fornece todas as condições para que os coordenadores executem o trabalho da melhor maneira possível.

“A estrutura da faculdade, além de ser um ambiente preparado, nos permite ter acesso a outros espaços livres como a quadra e o laboratório de Educação Física. Ao lado da quadra temos um hall que também pode ser usado para outras atividades”, encerra o coordenador.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *