sábado, abril 27, 2024
DestaquesEducação

Água para consumo em instituições educacionais e de saúde passará por testes regulares

IPATINGA – A Prefeitura estabelecerá análises semestrais da água e fiscalizará os reservatórios em escolas, creches e unidades de saúde. O objetivo é assegurar que a água disponibilizada seja potável e adequada para o consumo humano, cumprindo todos os padrões necessários para garantir a saúde pública.

A iniciativa parte do Projeto de Lei nº 183/23, votado em dois turnos pela Câmara, de autoria do vereador Fernando Ratzke, que instaura essa nova normativa. Ratzke enfatiza a importância da ação. “A proposta fundamenta-se na defesa da qualidade de vida. As análises deverão ser publicadas, já que a saúde é um direito de todos e deve ser assegurada por meio de políticas públicas.”

O projeto prevê que, caso se identifique a inadequação da água para o consumo humano, as ações corretivas tomadas para resolver o problema deverão ser divulgadas.

Com a aprovação da Câmara Municipal, o Executivo tem agora um prazo de 60 dias para regulamentar a medida. Em seguida, a proposta seguirá para sanção, esperada para os próximos 15 dias.

Vale ressaltar a importância de consumir água de qualidade. Algumas das principais doenças transmitidas por água contaminada incluem: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatites infecciosas A e E, e cólera.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *