sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesEducação

14º Salão do Livro: Profissionais da educação de Timóteo participam de workshops como parte da programação

TIMÓTEO – Como parte da política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, professores, pedagogos e diretores escolares da rede municipal de ensino participam nos dias 24, 25 e 26 deste mês de workshops dentro da programação do 14º Salão do Livro Vale do Aço, agendado para o Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. O Salão do Livro é uma iniciativa da Usiminas e do Governo de Minas Gerais e conta com o apoio literário da Prefeitura de Timóteo. As oficinas acontecem no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Norte.

No dia 24, entre 14h e 17h será realizado o workshop “Educação Sistêmica Aplicada ao Contexto Escolar: Teoria e Prática”. O assunto estará sob a responsabilidade de Marilia Borges Costa, que é psicóloga e terapeuta sistêmica. No dia seguinte, 25, os profissionais da educação de Timóteo participam da oficina “Alcançando a Paz na Escola:  Abordagem Sistêmica na Solução de Conflitos”, que será conduzida pelo gestor educacional e mediador de conflitos públicos,  Fabiano Pereira Sämy.  O objetivo é desenvolver ferramentas práticas que facilitem a solução de conflitos no contexto escolar.

“A Escola Que Nos Permite Voar: a história da Escola de Passarinhos” é o tema do workshop a ser realizado na sexta-feira, dia 26, com o Arte Educador, Quadrinista e Escritor Público, João Marcos P. Mendonça. Na oportunidade, João Marcos fará uma “reflexão sobre a importância dos educadores na formação do estudante dentro do contexto escolar, bem como a dificuldade da escola em perceber e valorizar as individualidades dos estudantes”.

“Acreditamos que a participação dos nossos profissionais de ensino nessas oficinas vai contribuir para atualizar e agregar ainda mais conteúdo. Dessa forma enfatizamos também o nosso compromisso de valorização dos profissionais habilitando-os a desenvolverem novas habilidades e a melhorar as respectivas competências. Com mais essa capacitação no Salão do Livro,  professores, pedagogos e diretores da rede municipal de ensino passarão a desempenhar um trabalho cada vez melhor e mais inclusivo nas escolas”, ponderou a secretária de Educação, Márcia Lessa.

A 14ª edição do Salão do Livro Vale do Aço acontece entre os dias 23 a 28 de Maio no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. Neste ano o evento contará com 19 estandes, palcos para lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações musicais, cineminha literário, oficinas para educadores, intervenções artísticas e saraus.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *