sábado, abril 27, 2024
DestaquesMeio Ambiente

“Timóteo Consciente”: O Programa de coleta seletiva que será referência para outras cidades

TIMÓTEO – “Hoje temos a oportunidade de escrever uma história de forma diferente do que foi escrita ao longo dos anos. É um grande desafio, mas tenho certeza que vai se tornar referência para outras cidades”. A frase é parte da intervenção do prefeito Douglas Willkys durante o lançamento do programa “Timóteo Consciente” de coleta seletiva, ocorrida na tarde desta quarta-feira (8) no auditório da Prefeitura.

O objetivo da iniciativa é ampliar o recolhimento de material reciclável para praticamente todos os bairros da cidade. Atualmente 14 bairros já contam com o serviço e, com o novo programa, a meta é chegar a 44 bairros. Com essa medida, o Município espera aumentar a vida útil do aterro sanitário; diminuir os custos com transporte de lixo; promover o reaproveitamento de recicláveis; e gerar mais emprego e renda na Associação dos Catadores de Material Reciclável de Timóteo (Ascati).

Os materiais recicláveis a serem recolhidos são: papel, papelão, metal, plástico e isopor. Vidro não será coletado pelo caminhão da reciclagem, pois a entrega desse tipo de material deve ser feita nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) localizados na sede da Secretaria de Educação, Escola Estadual Ana Letro Staacks, Escolas Municipais do Limoeiro, Ana Moura, quadra do bairro Eldorado e rotatória do bairro Primavera. O vidro deve ser acondicionado dentro de caixas de papelão identificadas.

O prefeito conclamou a todos os presentes a ajudar o município a multiplicar o trabalho de conscientização para que cada vez mais pessoas entendam a importância dessa iniciativa e ajudem na separação do material reciclável. O novo programa será levado às escolas, igrejas, empresas, instituições e repartições públicas. “Temos a preocupação de deixar uma cidade cada vez mais organizada e limpa, pois se a gente só ficar explorando os recursos naturais e ambientais da forma como está hoje uma hora esses recursos irão se esgotar”, pontuou Douglas Willkys.

Quem também fez o uso da palavra durante o lançamento do programa foi o secretário de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, Sérgio Martins. Ele lembrou que foram feitos preparativos anteriores ao lançamento do programa como a revitalização da sinalização viária, instalação de lixeiras e contêineres em numerosos pontos da cidade, bem como a regionalização da capina, poda e varrição. “Mesmo com todos os nossos esforços, o sucesso dessa ampliação vai depender da conscientização de cada um de nós, levando a informação sobre a coleta seletiva para os nossos familiares, parentes, amigos e vizinhos. É muito importante a cooperação de todos”, reforçou Sérgio Martins.

Números

Para explanar um pouco sobre o programa a subsecretária de Meio Ambiente Lucília Moraes apresentou alguns dados. Atualmente o Município tem um gasto mensal de R$ 180 mil com a destinação de lixo para o aterro sanitário localizado em Santana do Paraíso.

Segundo dados da Subsecretaria, entre janeiro e setembro deste ano foram encaminhadas 11.539,71 toneladas de lixo para o aterro. No mesmo período, nos Pontos de Entrega Voluntária localizados em seis pontos diferentes da cidade foram coletadas 267,92 toneladas de recicláveis, o que demonstra que é totalmente viável reduzir o montante de material reciclável a ser encaminhado para o aterro.

O programa Timóteo Consciente de coleta seletiva contará com dois caminhões, perfazendo duas rotas diferentes pela manhã e duas rotas à tarde, de segunda a sábado, com dois coletores auxiliando cada veículo. Todo material recolhido será destinado para a Ascati que atualmente conta com 28 associados.

Além das autoridades municipais também estavam presentes no lançamento representantes da Câmara de Vereadores, de escolas, de igrejas, de clubes de serviço, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Municipal de Saúde, da Ascati e associação de moradores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *