segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Superintendente Regional do Ministério do Trabalho na Câmara Municipal de Ipatinga

IPATINGA – Nesta quarta-feira (02/08) o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Calazans, cumpriu agenda em Ipatinga para tratar das políticas a serem desenvolvidas na região.

Durante a visita o Superintende Regional reuniu na Câmara Municipal de Ipatinga com os Vereadores Professora Cida Lima, Mariene Patrícia, Fernando Ratzke e com várias lideranças dos movimentos sociais, sindical e representantes de mandatos.

Reconstrução

Durante a reunião na Câmara de Ipatinga o Superintendente falou dos desmontes feitos no MTE nos últimos anos e do seu trabalho de dialogar com os vários municípios para tratar da agenda do Ministério, que precisa ser reconstruída.

Em sua fala destacou a importância de promover a valorização dos sindicatos e de pensar a geração de emprego e renda para o crescimento do país.

Acerca da realidade de Ipatinga, Cláudio Marcone, do SECI, aproveitou a oportunidade para destacar a falta de fiscalização do trabalho no comércio em Ipatinga, apontando ser muito comum a ocorrência de acúmulo de função.

Adriana, assistente social da EPTOM, também relatou dificuldades enfrentadas na cidade no que diz respeito ao não cumprimento da quota de jovens aprendizes pelas empresas, tendo ressaltado a importância da contratação do jovem aprendiz não apenas para inserção no mercado de trabalho, como também para contribuir com a renda familiar.

Ensino superior em Ipatinga

Uma das propostas que estão sendo trabalhadas na região do Vale do Aço/MG para promover a qualificação da mão de obra e a geração de emprego e renda é a criação de uma Universidade Federal e a ampliação da oferta de cursos no IFMG e CEFET.

Assim, uma das demandas levadas ao Superintendente Regional foi a necessidade de ampliação do Ensino Superior em Ipatinga/MG.

Para tratar do assunto o representante do MTE visitou o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) pela manhã, oportunidade em que reuniu com o Diretor do Instituto, Alex Fernandes, com a Vereadora Professora Cida Lima e com Léo Patrick.

Na oportunidade foi discutida a baixa oferta de ensino superior público na região do Vale do Aço/MG, em contraste com a representatividade econômica da região em Minas Gerais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *