sábado, abril 27, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Lobo-guará recebe cuidados no Cebus para voltar ao seu habitat natural

Lobo-guará macho (Foto Igor Reis)

IPATINGA – Um lobo-guará macho (Chrysocyon brachyurus) foi resgatado há algumas semanas na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, e desde então está recebendo tratamento no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). A equipe do Cebus tem trabalhado incansavelmente para recuperar o animal e devolvê-lo ao seu habitat natural.

O resgate do lobo-guará ocorreu após denúncias de moradores da área rural de Governador Valadares, que avistaram o animal visivelmente debilitado e desorientado. A equipe de resgate do IEF foi acionada prontamente, levou o animal para uma clínica veterinária na cidade do Vale do Rio Doce e posteriormente trouxe o lobo-guará para o Cebus, onde recebeu os primeiros cuidados e avaliação médica.

Segundo a equipe de veterinários do Cebus, o lobo-guará chegou com sinais de otite severa no ouvido direito, com infecção ulcerativa. Além disso, foram identificadas falhas na pelagem e endoparasitoses, deixando o animal em estado debilitado.

O tratamento incluiu a administração de medicamentos, exames laboratoriais, alimentação especializada e acompanhamento constante para garantir sua recuperação, como conta o médico veterinário do Cebus, Lélio Costa e Silva. “Estamos fazendo todos os esforços para reabilitar o lobo-guará e restaurar sua saúde. Ele tem respondido bem ao tratamento e mostrado uma evolução positiva desde sua chegada. Agora, estamos na etapa final do processo de reabilitação para que ele possa retornar à natureza”, explicou.

O lobo-guará é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro e enfrenta ameaças significativas devido à perda de habitat, atropelamentos e a caça. Por esse motivo, o trabalho de reabilitação e soltura desses animais é de extrema importância para a conservação da biodiversidade na região.

Após sua recuperação completa, o lobo-guará será submetido a uma série de avaliações comportamentais para determinar sua aptidão para a soltura. A equipe do Cebus pretende devolvê-lo ao ambiente natural mais adequado, longe de áreas urbanas e próximas a outras populações da espécie, em uma área protegida, onde ele possa desempenhar um papel fundamental no ecossistema local e, com sorte, contribuir para o fortalecimento da população da espécie na região.

Lélio enfatizou a importância da conscientização sobre a conservação da fauna brasileira. “O caso desse lobo-guará resgatado é um exemplo claro dos desafios enfrentados por nossa biodiversidade. É essencial que a comunidade se engaje na proteção de nossas espécies nativas e no cuidado com o meio ambiente. No caso do lobo-guará, ele se alimenta de frutos, pequenos roedores, répteis e aves. Como eles consomem as frutas, normalmente inteiras, são excelentes dispersores de sementes, participando assim da recomposição de campos degradados e até mesmo florestas neste bioma. Isso confere ao lobo o papel de agricultor do cerrado”, destacou o médico veterinário.

O lobo-guará, carinhosamente apelidado pela equipe técnica de “Ibituruna”, menção ao local onde foi encontrado, está sendo atendido através do Convênio de Cooperação Técnica celebrados entre a Associação Esportiva e Recreativa Usipa, a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço- Arpava e o Instituto Estadual de Florestas respectivamente, através do Centro de Biodiversidade da Usipa, apoiado pela Usiminas. Enquanto aguarda sua libertação, o lobo-guará continua a receber cuidados atenciosos dos profissionais do Cebus, que trabalham para garantir que ele esteja em ótimas condições para sua reintegração ao ambiente selvagem.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *