Deputado Celinho cobra celeridade do DNIT na liberação de projetos da ponte velha

FABRICIANO – O Deputado Celinho do Sinttrocel vem acompanhando de perto o andamento do contrato celebrado no dia 12 de março entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e a Construtora Veredas para a recuperação da Ponte sobre o rio Piracicaba que liga os municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.

Cumprindo os prazos estabelecidos, o DNIT apresentou um anteprojeto de engenharia e a empresa realizou os primeiros estudos, levantamentos, análises, ensaios e sondagens para verificação do grau da degradação das estruturas da ponte.

Já em maio, a Vereda encaminhou o Projeto Básico para análise do DNIT – apresentando inclusive adaptações e compatibilizações ao anteprojeto, tendo em vista que o prosseguimento da ponte é um viaduto (sobre a BR 381 e a ferrovia Vitória-Minas).

Assim que soube que a Vereda já havia encaminhado o Projeto Básico e aguardava a aprovação, o deputado Celinho do Sinttrocel encaminhou à Superintendência Regional do DNIT correspondência solicitando celeridade na análise dos documentos.

Para agilizar o início das obras propriamente ditas, Celinho solicitou ao DNIT, por meio do ofício 275/2018, que o órgão examinasse a possibilidade de proceder a “avaliação e a aprovação do Projeto Executivo a partir de cada uma das etapas programadas, que são: Fundações, Pilares e Tabuleiro.”

“Fiz esta sugestão para garantir que as obras que dependem do volume de água no Rio Piracicaba sejam feitas antes do período das chuvas. Assim, nós vamos ganhar muito tempo e diminuir os transtornos vividos pela população. Afinal, em novembro farão seis anos de interdição”, justificou o Deputado.

Em resposta ao pedido do deputado, a Superintendência Regional do DNIT comunicou ao deputado Celinho que “o projeto foi encaminhado ao fiscal do contrato, para conhecimento e manifestação sobre a concepção proposta no projeto apresentado.” Sobre a possibilidade de liberação por etapas, a Superintendência informou que “o pleito será efetuado pelo setor responsável pela análise e aprovação do projeto.”

No dia 19/06 a assessoria do deputado foi recebida por Danilo Rezende, Coordenador de Engenharia do DNIT. Na ocasião, Danilo se comprometeu a tentar antecipar a liberação (o prazo contratual é de 45 dias após a entrega do Projeto Básico) e discutir com a equipe técnica a liberação por etapas.

Danilo Rezende comunicou ainda à equipe do Deputado que também estuda acatar a proposta de não demolição do tabuleiro da Ponte, apresentada pela Vereda – o que agilizaria o término das obras.

O deputado Celinho do Sinttrocel acredita que “todos – DNIT, a Vereda e população – têm interesse em iniciar as obras antes das chuvas. A bola está com o DNIT. Vamos aguardar, ficarmos atentos e continuar cobrando a realização da obra o mais rápido possível”, salientou o deputado.

Recursos – De um total de aproximadamente 8 milhões e quatrocentos mil reais, já estão liberados um milhão e setecentos mil reais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *