domingo, julho 21, 2024
DestaquesPolítica

Revisão do Plano Diretor de Ipatinga é apresentada a vereadores em reunião preliminar

“É importante que os vereadores já tomem conhecimento das propostas para que, futuramente, a Câmara possa realizar debates e contribuir de forma efetiva para a elaboração final do plano”, ressaltou o líder de governo, vereador Adiel Oliveira.

IPATINGA – Vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga participaram de uma reunião no gabinete da presidência, na última quarta-feira (7), com uma equipe da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Ipatinga. O objetivo do encontro foi a apresentação da minuta da revisão do Plano Diretor da cidade.

Durante a reunião, os parlamentares tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber informações sobre as mudanças propostas. Essas alterações têm como objetivo apresentar inovações em relação ao plano sancionado em 2014, abrangendo aspectos como a readequação de vias e calçadas, a ampliação da infraestrutura do transporte coletivo, a promoção de construções mais sustentáveis e o estímulo ao transporte coletivo e à mobilidade ativa.

O presidente da Câmara de Ipatinga enfatizou que é imprescindível que os vereadores conheçam as alterações propostas, uma vez que a revisão do Plano Diretor é uma obrigação a ser cumprida. “É muito importante que os parlamentares estejam devidamente informados para votar quando o projeto chegar ao legislativo e levar as informações à comunidade, uma vez que o plano diretor tem um impacto significativo na cidade”, afirmou Ley do Trânsito.

O líder de governo no legislativo de Ipatinga destacou que o Plano Diretor revisado deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal dentro de aproximadamente 60 dias, após alguns ajustes. “É importante que os vereadores já tomem conhecimento das propostas para que, futuramente, a Câmara possa realizar debates e contribuir de forma efetiva para a elaboração final do plano”, ressaltou o vereador Adiel Oliveira.

A vereadora Cida Lima ressaltou a importância de envolver a população nas discussões sobre o Plano Diretor. “É essencial que o governo apresente as informações de forma clara e transparente, permitindo que a população possa participar ativamente do debate por meio de audiências públicas e consulta popular”, ressaltou.

O plano diretor é um instrumento fundamental para a Política de Desenvolvimento e Expansão Urbana, visando ordenar o crescimento das funções sociais da cidade e da propriedade, garantindo o bem-estar dos habitantes. A minuta da revisão do Plano Diretor já foi enviada ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Ipatinga. Além disso, audiências públicas sobre o tema serão realizadas no legislativo, proporcionando a participação da população no debate.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *