sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesEducaçãoEsporte

Luka Toni é o primeiro atleta de Timóteo a receber Bolsa do Ministério dos Esportes

TIMÓTEO – O prefeito Douglas Willkys recebeu na tarde desta quarta-feira na sede da prefeitura o estudante Luka Toni Gregório de Jesus, 16 anos, primeiro atleta de Timóteo a receber uma Bolsa do Ministério dos Esportes na modalidade atletismo e salto. Luka Toni é atleta da Apae de Timóteo e faz parte do programa paradesportivo CRE SER, que conta com apoio da Vale por meio da lei federal de incentivo ao esporte.

O coordenador esportivo da APAE Bruno Flávio de Moura conta que Luka Tony foi “descoberto” no Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT) para participar dos treinamentos promovidos na entidade localizada no Bairro Timirim.

Em 2022 ele participou dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) quando obteve medalhas de ouro nos mil metros e no salto à distância. Com esse resultado ele foi classificado para a etapa regional que aconteceu em Brasília, quando novamente conquistou a primeira colocação na prova dos mil metros e a terceira posição no salto.

Logo em seguida Luka Tony foi para a disputa nacional em São Paulo quando também conquistou a medalha de bronze nos 1000 metros rasos – na categoria sub 16 anos. “O Luka subiu ao pódio todas as vezes que competiu, nas três fases das Paralímpiadas Escolares. Isso possibilitou a ele concorrer à Bolsa Atleta Estudantil com atletas de todo o Brasil. No dia 19 de Abril, Luka Tony teve a inscrição contemplada e se tornou o primeiro atleta bolsista da cidade de Timóteo”, destacou Bruno Flávio.

“O projeto na Apae começou sem muita estrutura, mas com a parceria da Vale foi possível uma melhor organização o que tem possibilitado oferecer mais oportunidades. O Luka é a consequência desse trabalho que vem sendo feito para as pessoas com deficiência o que nos dá muito orgulho”, destacou Vânia Lamas, presidente da entidade. Atualmente o programa atende a 100 alunos com deficiência e também alunos da rede regular de ensino.

Para o subsecretário de Esportes, Cultura e Lazer, Professor Cláudio Gualbertto, é um privilégio receber o Luka Tony e a sua mãe Simone na prefeitura e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo feito na Apae. “Esperamos sinceramente que esse trabalho se multiplique e valorize ainda mais a atuação e o reconhecimento da Apae”, citou.

Simone Ferreira Jesus, mãe de Luka Tony, se disse muito grata pela oportunidade que o filho teve na Apae e espera que a iniciativa da entidade chegue a outras crianças especiais para que elas se sintam estimuladas a praticar esportes.

Ao lado do secretário municipal de Governo e Comunicação, o prefeito Douglas Willkys disse que era uma alegria receber o Luka Tony. Ele salientou a persistência e resiliência do adolescente que possui todos os méritos pelas conquistas obtidas e o Bolsa Atleta. “O Luka é um exemplo de superação e uma inspiração para todos nós”, pontuou o prefeito.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *