domingo, julho 21, 2024
DestaquesPolítica

OLHO VIVO: Timóteo será vigiado nas entradas, corredores, área comercial e praças

Após reunião, Município inicia planejamento para ampliar sistema de segurança pública por meio de parcerias com a PM, Consep e empresa Olho Vivo

TIMÓTEO – O Município de Timóteo vai contar em breve com um sistema de videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA) cobrindo pontos estratégicos da cidade. O videomonitoramento no contexto urbano tem se tornado uma importante ferramenta para a segurança pública.

Nesse sentido foi realizada na tarde desta terça-feira (23) uma reunião na sede da 85ª Cia PM com as presenças do comandante PM Major Maciel; Edward Garzon e Renato Guerra, representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep); dos secretários da Prefeitura de Timóteo Eduardo Morais (Governo e Comunicação) e Anderson Moura (Fazenda) e Jean Carlos Pereira Barbosa, da empresa Olho Vivo Brasil, responsável pela instalação do sistema de videomonitoramento.

Os resultados na queda da criminalidade obtidos no município de Ipatinga após a instalação do sistema incentivaram a formalização de parcerias para a implementação do sistema em Timóteo. De acordo com o Major Maciel já foi feito um estudo enumerando 63 pontos de observação em toda a cidade. Dessa forma a intenção é monitorar as principais entradas, corredores viários, centros comerciais e praças públicas da cidade.

“Essa proposta vai ser fundamental na prevenção e identificação de criminosos. Para a instalação desse sistema de videomonitoramento  contamos com a parceria da Prefeitura, do Consep e de outros órgãos para que o projeto saia do papel e se torne realidade”, pontuou o comandante. A central de monitoramento ficará na sede da 85ª Cia e estará interligado ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em Ipatinga.

Inicialmente a parceria envolve o Consep, o Poder Judiciário, a Polícia Militar e a Prefeitura, mas a ideia é trazer novos parceiros e ampliar as áreas cobertas pelo sistema de videomonitoramento.  Uma das vantagens desse sistema, que cota com inteligência artificial, é que ele poderá ser compartilhado com as demais forças de segurança e integrado a um banco de dados.

O presidente do Consep, Edward Garzon, destacou que a implantação do sistema em Ipatinga acarretou na redução dos índices de criminalidade e por isso a importância de também implementar esse projeto para deixar a Timóteo ainda mais segura. “Como representante da comunidade fico feliz com a demonstração da Prefeitura em instalar esse projeto que será benéfico para toda a população de bem”, destacou.

O secretário de governo Eduardo Morais, por sua vez, assegurou que essa é uma prioridade do prefeito Douglas Willkys que, inclusive, já determinou a destinação de recursos para a implementação desse sistema na cidade. Ele mencionou que Timóteo está inserido em uma Região Metropolitana e por isso é fundamental que a cidade também esteja integrada do ponto de vista da segurança pública. “Tenho convicção que os investimentos em segurança, por meio da inteligência artificial, vão ampliar a segurança e contribuir também com o trabalho da PM e da Polícia Civil não só em Timóteo, mas em todo o Vale do Aço”, destacou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *