sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Luzes de Natal são acesas na rotatória diante da Prefeitura

IPATINGA – A cada dia que passa, a cidade de Ipatinga vai sendo contagiada mais e mais pelo clima festivo do Natal. Após o acendimento das luzes decorativas na Praça 1º de Maio, no Centro, na última terça-feira (28), nesta quinta (30) foi a vez de receber um brilho especial a rotatória entre as avenidas Carlos Chagas e Simón Bolívar, no bairro Cidade Nobre, diante da sede atual da Prefeitura. O ato festivo contou ainda com a presença do Papai Noel e apresentação de cantata pela Escola de Música TOM.

As iluminações integram a 17ª edição do projeto Seminaluz, realizado pela Hibridus Dança e Seminaluz Ponto de Cultura, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto Usiminas, Prefeitura Municipal de Ipatinga e da Cênika Eventos. A iniciativa é parte, ainda, do “Ipatinga, Cidade Luz”, programa da administração municipal.

A noite festiva teve participação do prefeito Gustavo Nunes e da primeira-dama Raphaela Gonçalves, representantes do Legislativo, da Usiminas, lideranças comunitárias e vários servidores.

Em sua fala, o chefe do Executivo agradeceu as parcerias que proporcionam desde o início de seu mandato o embelezamento de várias regiões da cidade, aproveitando para enfatizar que os investimentos são inteiramente custeados pela iniciativa privada, sem qualquer recurso dos cofres públicos.

Beleza e encantamento

A principal rotatória do corredor de tráfego por onde passam milhares de veículos e pessoas diariamente, que já chamava a atenção pelo cuidadoso paisagismo em seu canteiro, ficou ainda mais atraente com a iluminação natalina. O diretor Administrativo do Ipaminas Esporte Clube, Germano Martini Ribeiro, que acompanhou de perto o acendimento das luzes, comentou: “Além de diretor do Ipaminas, eu moro aqui no Cidade Nobre e posso dizer que ficou muito bonito”.

Ivani Firmino, servidora da PMI, que como vários outros colegas aproveitou o fim de expediente para prestigiar a cerimônia, também falou das luzes com admiração: “É bom ter esse clima de Natal, de paz, evidenciado também nas nossas paisagens”.

André Dias, outro morador do Cidade Nobre, avistou da janela de casa o acendimento e levou a filha e o sobrinho para que pudessem ver mais de perto a iluminação. “Vendo a movimentação no local, estava esperando há dias e, lá da janela de minha residência, as luzes já chamavam muito a atenção. Minha filha insistiu para que nos aproximássemos mais. Este é um mês muito importante, o mês do nascimento do menino Jesus, e a iluminação também nos faz lembrar desta ocasião especial”.

Outros pontos

No dia 3 de dezembro, domingo, a iluminação especial será acionada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto, com cantata do Grupo Acordes. Dia 6, será a vez do Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, com saxofone e violino. E no dia 7/12, acontece o ponto alto da festa, no Parque Ipanema, principal cartão postal de Ipatinga, com apresentações musicais e de teatro por alunos de escolas municipais, marcando ainda a tradicional chegada do Papai Noel e a abertura de sua casinha.

Quem fecha a programação é o Centro de Memória Usiminas, que recebe as luzes no dia 8, com Cantata do Coral da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e da Orquestra de Câmara do Vale do Aço. A programação completa pode ser acessada no site www.seminaluz.com.br.

Ipatinga, Cidade Luz

A Prefeitura, por meio do programa “Ipatinga, Cidade Luz”, também irá contemplar com luzes de Natal e cantatas a Igreja São Vicente de Paulo, no Ipaneminha (segunda-feira, 4 de dezembro), e a Estação Memória Zeza Souto, no Centro (8 de dezembro). A programação musical será enriquecida ainda com a apresentação de um número oferecido pelo projeto educacional “Além dos Muros”. As ações são organizadas pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *