segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Ipatinga reflete sobre “Como Agir Frente à Drogadição de Crianças e Adolescentes”

IPATINGA – Na última sexta-feira (14), a Associação Centro de Convivência Espaço da Família (ACCEF), realizou no auditório do Hospital Municipal Elaine Martins (HMEM), o evento “Capacitação Municipal Ampliada na Rede: Como Agir Frente à Drogadição de Crianças e Adolescentes”, reunindo renomados especialistas no assunto.

O objetivo foi capacitar profissionais e discutir estratégias para lidar com a drogadição entre crianças e adolescentes. As palestras foram ministradas pela Mestre Doutora em Genética Humana, Ana Lúcia Brunialti Godard, e pelo Terapeuta Ocupacional, especialista em atendimento à dependência química, Ronaldo Guilherme Vitelli Viana. Ambos os palestrantes trouxeram conhecimentos fundamentais para a compreensão dos desafios e da abordagem adequada na prevenção da drogadição entre os jovens.

A Drª Ana Lúcia Brunialti Godard, com vasta experiência na área de genética humana, apresentou estudos recentes sobre os fatores genéticos relacionados ao desenvolvimento de dependência química em crianças e adolescentes. Sua palestra abordou a importância da detecção precoce e do acompanhamento individualizado, considerando aspectos genéticos e sócio ambientais.

Já o terapeuta ocupacional Ronaldo Guilherme Vitelli Viana compartilhou sua expertise no atendimento à dependência química, discutindo estratégias terapêuticas e abordagens eficazes para a reabilitação e reintegração social de crianças e adolescentes envolvidos com drogas. Sua palestra enfatizou a importância do trabalho multidisciplinar e da participação ativa da família no processo de recuperação.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ipatinga e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), tendo em vista que é uma das ações desenvolvidas pelo Projeto Conhecer para Proteger, financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Essas instituições são essenciais para promover ações efetivas e políticas públicas voltadas para a proteção e o bem-estar dos jovens.

Força multidisciplinar

A Capacitação Municipal Ampliada na Rede reuniu profissionais de diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos, educadores, profissionais da saúde e representantes de instituições governamentais e não governamentais.

A secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, avalia que o evento proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a rede de atendimento e aprimorando as estratégias de prevenção e intervenção diante do desafio da drogadição de crianças e adolescentes. “A Capacitação Municipal Ampliada na Rede representa um importante passo para a construção de uma sociedade mais preparada e engajada na proteção da infância e da adolescência”, pontuou.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *