segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Aumento dos casos de dengue e chikungunya faz Timóteo estender horários nas UBS’s

TIMÓTEO – A partir desta quinta-feira a UBS Maria Raimunda Perdigão, no bairro Ana Rita, vai estender o horário de atendimento até às 20h30 para atender exclusivamente moradores da regional Sul com suspeita de dengue e chikungunya. Desde a semana passada a UBS Ailton Ferreira Bomfim, na regional Leste, também ampliou o horário de atendimento com a mesma finalidade.

A medida se justifica, de acordo com a gerente de Atenção Primária a Saúde de Timóteo Fernanda Gama em razão dos altos índices de vírus da chikungunya e da dengue que estão circulando no Vale do Aço. Na última semana, segundo explicou, das 469 análises feitas para arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos) 247 (52% dos casos) deram positivo para Chikungunya.

Em face disso, Fernanda conclamou mais uma vez a população a fazer a sua parte reservando alguns minutos diariamente para cuidar da casa observando objetos que possam acumular água. “É importante esse olhar do morador”, destacou Fernanda que aproveitou para reforçar a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) no combate aos focos do mosquito.

A gerente de Atenção à Saúde Básica de Timóteo reiterou ainda a necessidade de os moradores cooperarem com os agentes liberando o acesso aos imóveis para inspecionar se a caixa d´água está tampada, vasos de flores, ralos, dentre outros, não contém água acumulada. “O trabalho dos ACS´s e AcE´s é fundamental nessa luta contra o mosquito Aedes aegypti”, disse Fernanda Gama.

Fumacê

Mais recentemente os bairros onde foram detectados os maiores índices de casos de dengue e chikungunya em Timóteo receberam aplicação de fumacê. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica,  Cristiane Valgas, o fumacê só é aplicado quando a situação está crítica com o registro de um alto índice de pessoas adoecidas por arboviroses.

O fumacê é disponibilizado pelo Estado e a liberação atende a critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde. “A aplicação desse inseticida é para trazer uma resolutividade maior e mais rápida no enfrentamento ao mosquito”, citou Cristiane. Por isso nos dias de aplicação do fumacê, os moradores devem abrir todas as janelas da casa, além de cobrir gaiolas e a comida dos pets.

Serviço

UBS Ana Rita – 7h às 20h30

UBS Limoeiro – 7h às 20h30

UBS Cachoeira do Vale – 7h às 20h30

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *