domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolícia

Governo de Minas entrega novas armas para a Polícia Penal

REDAÇÃO – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregou nesta sexta-feira, 17/11, 802 pistolas Glock calibre 9 milímetros, modelo g17 – geração 5, para o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), que administra 172 unidades prisionais em todo o estado. Do total de armas, 680 foram adquiridas por meio de recursos do Governo de Minas e do Governo Federal; as demais são oriundas de emendas parlamentares.

Foram investidos mais de R$ 1,8 milhão na compra dos equipamentos, que serão destinados, prioritariamente, para a cautela fixa de policiais penais que atuam no Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap), no Comando de Operações Especiais (Cope), no Grupo de Intervenção Rápida (GIR), na Central de Escolta e Apoio Operacional (Ceaop) e em demais funções estratégicas nas unidades prisionais.

A aquisição desses armamentos tem como objetivo a valorização dos policiais penais, a oferta de melhores condições de trabalho e o aparelhamento da instituição. Os novos equipamentos contam com um design moderno, inovações tecnológicas e são considerados de fácil utilização pelos operadores da segurança.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, reforçou nesta manhã o empenho da Sejusp para a valorização da Polícia Penal mineira.

“Eu sei que por mais que a gente tente, por mais que a gente trabalhe e se esforce, não é fácil trazer de uma vez tudo aquilo que a tropa precisa. Estamos fazendo mais uma entrega hoje. Estamos entregando 802 Glocks que, para mim, é um dos melhores armamentos que existem no mundo. É um momento muito marcante. Minha missão na secretaria é pedir por vocês (policiais penais), então é isso que eu faço o tempo inteiro”.

Aparelhamento da Polícia Penal 

Em fevereiro deste ano, a Polícia Penal recebeu 1.500 pistolas Beretta e dois fuzis. Para a compra desses armamentos foram investidos mais de R$ 3,5 milhões, que demandou um longo processo de importação. Hoje foi a vez das Glocks – um armamento que é referência para os operadores da segurança pública.

“Essa entrega é um marco, uma data histórica para a nossa instituição. Estes são armamentos de ponta, que estarão disponíveis, principalmente, para os grupos operacionais. É um grande avanço. Mostra o interesse e o investimento da Sejusp no aprimoramento do Departamento Penitenciário de Minas Gerais”, ressaltou o diretor-geral da instituição, Leonardo Badaró.

Somente este ano a Sejusp entregou mais de 2.300 pistolas para a Polícia Penal. Para o subsecretário em exercício da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Tiago Maduro, as entregas elevam a valorização do policial penal e do Departamento Penitenciário.

“Nós vamos modernizar o aparato da Polícia Penal em um processo contínuo até que possamos ter todos os servidores com sua arma acautelada; uma arma com tecnologia avançada para que todos possam cada vez mais se sentir valorizados pela iniciativa da secretaria”.

O deputado estadual Charles Santos também esteve na cerimônia de entrega simbólica dos armamentos e reforçou o seu compromisso com a segurança pública.

“Tenho certeza que esses recursos que estão chegando darão melhores condições de trabalho e de possibilidades de cuidar da nossa população. Nosso mandato tem sido de perto, não vemos outra forma de Minas Gerais crescer a não ser cuidando da educação, da saúde e da segurança pública”, disse o parlamentar.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *