sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesSaúde

Governo de Minas doa equipamentos para reforçar atendimento neonatal ao estado do Acre

REDAÇÃO – O Governo de Minas encaminhou, na madrugada desta sexta-feira (16/6), duas incubadoras e três berços aquecidos para a rede de saúde do estado da Região Norte, que vem enfrentando dificuldades de atendimento infantil, principalmente após o período de cheia nos rios e com a chegada do período sazonal de doenças respiratórias nesta época do ano. A solicitação foi feita pelo Governo do Acre à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, os equipamentos serão necessários para a abertura de novos leitos de UTI neonatal e UTI pediátrica em Rio Branco. “Conseguimos articular com a Rede Fhemig esta doação importante. Vale o destaque: é importante trabalharmos em rede não só dentro do estado, mas também com os outros 26 estados que compõem nosso país para a gente conseguir, num momento desse, ajudar a salvar vidas como faremos no Acre”, explica.

Os berços aquecidos e as incubadoras vão reforçar o atendimento nas UTIs e CTIs pediátricas daquele estado. O transporte desses equipamentos está sendo feito na aeronave do Corpo de Bombeiros em parceria com SES-MG, operada pelo Serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). O avião decolou por volta das 5h30, com previsão de chegada no Acre ao final do dia.

Segundo o comandante do Batalhão de Operações Aéreas e também líder desta operação, tenente coronel Peterson, a primeira parada será para reabastecimento em Uberlândia. De lá, a equipe segue para Cuiabá, no Mato Grosso, e, na sequência, vai para Porto Velho, em Rondônia. A última parada será em Rio Branco, capital do Acre.

“É uma missão muito gratificante. Mais uma das dezenas, centenas, das talvez quase milhares de missões que o Batalhão de Operações Aéreas já cumpriu desde 2007. Então, a gente fica muito feliz em poder contribuir com a população acreana”, destaca.

Santa Catarina

O governo mineiro também vai ceder equipamentos para reforçar o atendimento no estado de Santa Catarina, que enfrenta problemas semelhantes. Serão 55 ventiladores mecânicos, 15 ventiladores pulmonar, 6 incubadoras entre outros. A entrega será feita nos próximos dias, após a formalização da documentação.

Leitos em Minas

O estado possui 236 leitos de UTI pediátrica e 580 de leitos de UTI Neonatal pelo SUS. A taxa de ocupação de UTI em Minas Gerais em março de 2023 (último dado consolidado) foi de 66%. A de UTI Neonatal foi de 80%. Os dados foram extraídos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Em 2023, 20 novos leitos de UTI Pediátrica foram entregues para a população mineira, dez deles em Governador Valadares suprindo um vazio assistencial naquela região do estado. Outros novos leitos também foram disponibilizados no Complexo de Urgência e Emergência em Belo Horizonte.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *