domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Entidades socioassistenciais: PMI conclui três anos de repasses sem atraso

IPATINGA – Em Ipatinga, além dos equipamentos e serviços mantidos diretamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para garantir proteção social aos cidadãos, existem outros programas ofertados graças a parcerias com organizações da sociedade civil.

Por meio dessa cooperação entre poder público e entidades, são ofertados o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Acolhimento Institucional para pessoa idosa, criança e adolescente, e pessoa com deficiência; Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoa com deficiência e Atendimento para população em situação de rua.

Para que esse trabalho funcione efetivamente, as instituições socioassistenciais que estão devidamente credenciadas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga contam com o repasse de recursos.

No último dia 5, a Prefeitura de Ipatinga concluiu o pagamento das parcelas dos Termos de Colaboração assinados junto às Organizações da Sociedade Civil, relativos ao ano de 2023.

“Pelo terceiro ano consecutivo, a administração municipal encerra o ano com seu dever cumprido, tendo realizado os repasses até mesmo de forma antecipada. Isso demonstra o comprometimento da gestão com as entidades parceiras que executam as políticas públicas com eficiência e excelência em nossa cidade”, salientou o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes.

NAEMC – Casa da Esperança

Um dos exemplos de que essa cooperação tem dado tão certo é o trabalho desenvolvido no Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), a Casa da Esperança, uma das mais tradicionais entidades assistenciais do município, fundada em 1991. A instituição acolhe atualmente mais de 100 pessoas entre 18 e 80 anos. Em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, oferta os serviços de acolhimento de longa permanência para idosos, residência inclusiva para pessoas com deficiência, sendo 22 vagas para pessoas idosas e dez para pessoas com deficiência.

A enfermeira aposentada e fundadora da instituição, Maria Lúcia Valadão, mais conhecida como “Tia Lúcia”, que é referência no cuidado de crianças, adolescentes e adultos especiais, falou sobre a confiança que tem na atual gestão: “A Prefeitura de Ipatinga cumpre comigo o que ela prometeu cumprir. Isso para mim é o suficiente, porque não me causa medo, angústia de como é que vai ser o fim do mês, como é que não vai ser”, sintetizou.

Acompanhamento

A administração municipal esclarece que a Secretaria de Assistência Social promove ações de acompanhamento, monitoramento, orientação e apoio técnico aos serviços ofertados por meio dos Termos de Colaboração, já que são serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Conquistas

O ano foi de avanços e conquistas na Assistência Social, mostra balanço da repartição. Em 2023, entre outras ações, a SMAS ampliou a oferta de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa idosa no Território IV – CRAS Limoeiro, por meio da parceria com o Grupo Renascer Ipatinga.

Também ocorreu neste ano a implantação de um novo serviço, a Proteção Social Básica no Domicílio destinada a pessoas com deficiência e idosas. “Este é um serviço de suma importância para o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, pois vai ao encontro da pessoa em seu território de moradia, aproximando cada vez mais o Estado do cidadão”, explicou o secretário adjunto de Assistência Social, Mauro Nunes.

SUAS Ipatinga

O SUAS Ipatinga tem como objetivo a garantia de proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *