domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Gestores do Centro-Oeste interagem com Ipatinga sobre metodologias de licenciamento ambiental

IPATINGA – Prefeitos e gestores de oito cidades do Centro-Oeste de Minas estiveram por dois dias, em Ipatinga, nesta terça (11) e quarta-feira (12), para conhecer práticas bem-sucedidas adotadas pelo município em relação ao licenciamento ambiental e que têm sido referência na região e no Estado.

O prefeito Gustavo Nunes recebeu em seu gabinete, na tarde de terça-feira, representantes dos municípios de Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Itaúna, Bom Despacho, São Gonçalo do Pará, Lagoa da Prata, Cláudio e Carmo do Cajuru.

Durante o encontro, ao lado de técnicos, o chefe do Executivo ipatinguense destacou a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento sustentável das cidades e apresentou as políticas públicas implementadas pela prefeitura para garantir o cumprimento das normas mais atualizadas sobre o assunto. A comitiva do Centro-Oeste teve a oportunidade de conhecer as ferramentas e técnicas utilizadas pelo governo local no processo de licenciamento ambiental, bem como as medidas adotadas para fiscalizar e monitorar as atividades econômicas que possam impactar o meio ambiente.

Os gestores ficaram positivamente impressionados com o trabalho e se dispuseram a adotar ações e metodologias semelhantes em suas cidades, fortalecendo a cooperação entre os municípios no que diz respeito ao tema.

O secretário de Governo de Ipatinga, Everton Campos, destacou que o licenciamento ambiental é um instrumento fundamental para garantir que as atividades econômicas sejam realizadas de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. “A adoção de políticas públicas eficazes nesta área é essencial para garantir que as atividades econômicas sejam realizadas de forma responsável, sem comprometer ou agredir os recursos naturais. E, nesse sentido, a troca de experiências é sempre muito benvinda. Temos feito tudo ao nosso alcance, adotado procedimentos administrativos bem específicos para prevenir danos e diminuir os impactos que certos empreendimentos podem provocar”, assinalou.

Reunião do CIMVA

Na manhã desta quarta-feira (12), a comitiva de prefeitos e assessores do Centro-Oeste esteve participando também de uma reunião na sede do CIMVA – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço, no bairro Iguaçu, acompanhando uma explanação técnica mais ampla sobre o processo de licenciamento ambiental. O modelo de gestão que é implementado em Ipatinga é uma das referências na macrorregião.

Na ocasião, os prefeitos visitantes também puderam acompanhar uma apresentação sobre a estrutura do Consórcio e suas atividades.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *