domingo, abril 28, 2024
CidadesDestaques

Imbróglio | Supermercado pinta equipamento público (ponte) em Timóteo com as suas cores

A lei sancionada nº 3.197, de 2011 sugere que nos equipamentos públicos sejam utilizadas as cores oficiais do município.  Foto: PCReis/JBN

TIMÓTEO – “Estou indignado com o desrespeito deste supermercado em nossa cidade”. Com este desabafo, o leitor José Geraldo, morador do bairro Bromélias sugeriu a pauta desta reportagem sobre a pintura da ponte sobre o Córrego Timotinho, no Centro Norte da cidade de Timóteo, nas cores do novo supermercado que será inaugurado nos próximos dias.

A indignação do leitor José Geraldo também é mesma de inúmeras pessoas que passam pelo local. Foi o que apurou o JBN nesta terça e quarta-feira (01/02).

A dona Marta Siqueira, 48 anos, motorista de aplicativo, disse que ficou surpresa com o que viu. Segundo ela, no primeiro momento pensou que a ponte seria a porta de entrada do supermercado. “Achei aquela coisa estranha. Se a moda pegar, eu que adoro o lilás, vou pintar alguns locais públicos seguindo este exemplo, se é que posso chamar de exemplo”, ironizou.

O senhor Jairo da Conceição, 76 anos, aposentado, disse ter achado até bonito. Ele considerou sugestivo. Avisou que se a prefeitura não tomar providências, vai começar a preencher o tempo pintando espaços públicos com a sua cor predileta: preto. “Tá muito fácil às coisas em Timóteo. Tá parecendo que este supermercado manda na cidade, quando na verdade, é ele que deveria está sendo mandado”, criticou, pontuando que o supermercado está tendo “muitos privilégios” para entrar na cidade em detrimento às empresas que aqui estão, e “que não recebem  incentivo do poder público.”, disse.

LEI EM VIGOR

Apesar de a Prefeitura Timóteo não ter respondido o pedido de nota do JBN, quanto da existência de uma autorização para a realização do serviço, existe uma lei em vigor no município, proposta pelo Projeto de Lei 3.578 de 2011, de autoria do ex-vereador José Vespasiano Vespa, o professor Vespa, aprovada na Câmara de Timóteo, sancionada pelo ex-prefeito Sérgio Mendes Pires, que proíbe este tipo de ação.

A lei sancionada nº 3.197, de 2011 sugere que nos equipamentos públicos sejam utilizadas as cores oficiais do município. O amarelo aplicado na ponte pelo supermercado não faz parte das cores do município conforme a lei. E o estabelecimento comercial não poderia fazer o que fez a bel prazer.

Até o fechamento desta edição 19h12 desta quarta-feira (01/02) a Prefeitura de Timóteo não havia se manifestado sobre a situação. O JBN apurou que servidores da Prefeitura estiveram na Câmara Municipal a procura da lei que ora mencionamos.

CONHEÇA A LEI EM VIGOR

LEI Nº 3.197, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

Dispõe sobre a utilização das cores oficiais do município e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE TIMÓTEO aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º  As placas indicativas de obras de engenharia e arquitetura, dos programas e projetos desenvolvidos pela administração municipal, os estabelecimentos e instituições públicas  municipais poderão ser pintados nas cores da bandeira do Município, azul, vermelho e branco, mantendo-se para tanto a proporcionalidade que cada cor ocupa na bandeira.

Art. 2º A utilização das cores do Município, de que trata esta lei, poderá ser utilizada quando da construção e da reforma dos bens patrimoniais.

Art. 3º  Será dispensada a utilização das cores do Município quando:

I – o bem móvel, imóvel, equipamentos e obras que, para sua identificação e/ou visualização, exigir cores especiais definidas em normas técnicas nacionais e internacionais;

II – se tratar de obras de arte ou bens tombados pelo patrimônio histórico e/ou cultural do município ou estadual.

Art. 4º  A padronização da pintura e o “design” a ser adotado ficarão a critério da Administração Municipal, preservando-se os símbolos municipais, estaduais e federais.

Art. 5º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Timóteo, 13 de setembro de 2011; 47º Ano de Emancipação Político-Administrativa.

Sérgio Mendes Pires

Prefeito Municipal

Compartilhe em suas redes sociais

13 thoughts on “Imbróglio | Supermercado pinta equipamento público (ponte) em Timóteo com as suas cores

  • Alex

    Gente pobre e invejosa e terrível. A prefeitura não faz o trabalho dela de manter e zelar, então o supermercado fez algo bom de pintar e renovar as grades da ponte e esses moradores idiotas nunca fazem nada e ainda reclamam . Parem de reclamar e cobrem da prefeitura melhoria . Povo de mente pequena .

    Resposta
    • Idelfonso aguiar

      Esse supermercado foi construído em uma área de proteçao ambiental a poucos metros de um córrego.Tambem o dono e político.Assim fica fácil.

      Resposta
  • RONILDO DE FREITAS VALENTIM

    “O dono do menor preço” virou também o dono de Timóteo? Como mencionado na matéria, o autor da lei que proíbe esse tipo de ação é o vice-prefeito Vespa, que fez dobradinha com o deputado federal que lembra a páscoa.
    O primeiro que deveria cobrar a aplicação da lei seria o seu autor que só é visto na época de eleição. Será que ele vai deixar o prefeito prevaricar diante da lei da qual foi autor?

    Resposta
    • Ronaldo Fenômeno

      A lei não proíbe, conforme descrito na matéria, a lei SUGERE… Fiquem gratos, porque está melhor do que antes. Deveriam se preocupar com coisas mais importantes: saúde, educação, segurança…

      Resposta
  • Marly Félix Duarte

    Temos tanta coisa mais urgente que a q preocuparmos ,🤔 ñ é uma ponte pintada destacando uma linda obra trazendo concorrência e empregos pra nossa cidade que vai causar indignação! Seja bem vindo super mercado coelho Diniz !!!

    Resposta
  • Martins

    Quanta hipocrisia desses moradores! Falta do que fazer. Um absurdo.

    Resposta
  • Joao

    Meu Deus, quanta gente desocupada kkk, o supermercado fez oque a prefeitura não faz, esses aposentados atoas que ficam vistoriando obra aí tem que arrumar oque fazer, muita falta do que fazer.

    Resposta
    • Cidinha

      Isto mesmo um bando de pessoas atoa que só sabe reclamar a ponte estava feia sem pintura. Pelo mesmo agora está com uma cor maravilhosa.

      Resposta
  • Saulo

    Engraçado que ninguém reclamou da ampliação da rua em frente aos correios kkkkkk.
    Não seria obrigação da prefeitura tbm??
    Complicado né!?

    Resposta
  • Jota Franco

    Parabéns pela iniciativa do Coelho Diniz. Ficou melhor que cal branco. Aliás, até onde eu sei, a cor amarela também é utilizada nas sinalizações de trânsito, inclusive em garda corpo de pontes.

    Resposta
  • Marcelo Pereira

    Não foi só isso que fizeram: semana passada cortaram uma árvore secular que ficava no inicio do viaduto só pq ela atrapalava a visão do telão preto que divulgará as promoções do Coelho.

    Resposta
  • Goulart

    Tem tanta coisa pra ser feito,aí vem um supermercado,dando emprego e ajudando o povo de Timóteo com preços melhores,e tem gente pra criticar uma pintura,temos mais e que agradecer,ela poderia ir pra tantas outras cidades.seja bem vindo,e vamo que vamo.

    Resposta
  • Cesar

    Quem não tem o que fazer se incomoda com coisas alheias. O supermercado melhorou o visual da ponte, que é uma ponte comum. Vão cuidar das suas vidas ao invés de inventar problemas onde não tem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *