segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Contrato da mantenedora do Vital Brazil termina sem atendimento a planos de saúde

TIMÓTEO – Desde o dia 11 de abril deste ano, a operacionalização e funcionamento do Hospital Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, está sob a responsabilidade técnica e administrativa da organização social de saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Desde então, o estabelecimento hospitalar não conseguiu atender nenhum plano de saúde. O contrato da mantenedora venceu no último dia 8 de outubro.

A instituição, também atua na operacionalização da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro. Ao assumir o hospital, a mantenedora e a secretaria municipal de Saúde garantiram que não haveria interrupção dos serviços assistenciais à população e que o Hospital continuaria sendo referência regional nos atendimentos de média complexidade e maternidade de acordo com os normativos e pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, o então secretário de Saúde, Eduardo Morais, hoje secretário de Governo e Comunicação, foi taxativo em afirmar no momento da transição da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), para o Therezinha de Jesus, que “não haverá interrupção ou desassistência aos usuários”.

Plano de Saúde

Com o vencimento do contrato da mantenedora, e de seis meses sem atendimento dos planos de saúde, o que se pergunta neste exato momento é o valor do prejuízo que a instituição ofereceu aos usuários da saúde do município de Timóteo e até de cidades vizinhas.

Até então, o Hospital Therezinha de Jesus não respeitou a importância do plano de saúde para as pessoas que o adquiriu.  Afinal a pessoa contrata este serviço preventivamente, para poder acioná-lo quando for preciso. Você não faz plano de saúde pensando que poderá utilizá-lo amanhã, mas, se precisar, saberá das coberturas, locais de atendimentos e o nível de assistência contratado.

Na tarde desta sexta-feira (13), acompanhamos no hospital uma paciente que possui dois planos de saúde, com a suspeita de ter sido picada pelo mosquito-palha, mas infelizmente não foi atendida. A paciente recebeu a sugestão de procurar atendimento na cidade de Ipatinga. A paciente terá que esperar até segunda-feira para procurar outros recursos fora da cidade de Timóteo. “Um absurdo”, reclamou.

O vereador Brinnel Tozatti, repercutiu este assunto em um vídeo publicado no final do último mês de setembro em sua rede social. O parlamentar perguntou “por que isso acontece aqui na nossa região”? No mesmo vídeo o vereador Timotense reconheceu que as pessoas sacrificam as economias para manter em dia um plano de saúde. Ele lembrou ainda de um compromisso firmado com a Câmara Municipal, de que o atendimento dos planos de saúde não seria cerceado.

Novo contrato

O JBN não conseguiu apurar sobre a possibilidade de renovação do contrato, ou a publicação de edital para escolha da nova mantenedora. Informação extraoficial aponta que existe a possibilidade da próxima gestão do hospital assinar um contrato de pelo menos 20 anos.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Contrato da mantenedora do Vital Brazil termina sem atendimento a planos de saúde

  • Roberto Araújo Abreu

    Será que a Prefeitura usará da dispensa de licitação novamente. A população de Timóteo está sendo muito prejudicada com essa falta de atendimento aos planos de saúde.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *