segunda-feira, abril 29, 2024
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Comunicado sobre elevadores da Cidade Administrativa

REDAÇÃO – A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) esclarece que, na semana entre os dias 13 e 17/11, foram detectadas falhas no funcionamento de alguns elevadores do Prédio Minas, na Cidade Administrativa, durante os procedimentos de manutenção permanente e preventiva realizados nas dependências do complexo.

Em razão do grande número de pessoas que circulam no local e de um esforço da pasta em garantir a segurança e evitar riscos aos servidores e visitantes, os 22 elevadores sociais do prédio foram desligados a partir de 20/11, e, preventivamente, mesmo os que estavam funcionando normalmente.

Desde então, a Intendência da Cidade Administrativa vem tomando as providências necessárias para garantir a retomada segura do funcionamento dos elevadores. Três empresas foram contratadas para a realização de perícia com o objetivo de identificar e corrigir a razão das falhas no funcionamento.

Nas verificações iniciais, suspeitou-se de uma pane elétrica. Entretanto, nesta terça-feira (28/11), após diagnóstico preliminar encaminhado pelas empresas, foi constatada, naqueles que apresentaram falhas, uma inadequação na fixação de parafusos localizados no vão dos elevadores. O diagnóstico reforça, ainda, a necessidade de interrupção do uso até que seja realizada a correção definitiva.

Dessa forma, será realizado agora o diagnóstico detalhado e individualizado nos 22 elevadores, a correção das falhas verificadas e, de forma preventiva, também nos que não apresentaram problemas.

A definição do prazo exato para a retomada do funcionamento dos elevadores só poderá ser informada após a realização desse diagnóstico detalhado. A Secretaria reitera que o compromisso da pasta e do Governo de Minas é com a segurança dos seus milhares de servidores e visitantes e, portanto, todas as medidas estão sendo tomadas com esse objetivo.

Além dos elevadores sociais, o prédio Minas conta com oito elevadores privativos, que estão funcionando e foram disponibilizados para uso de todos.

Vale ressaltar que a inspeção de todos os elevadores da Cidade Administrativa está em dia. Os elevadores sociais e os demais não privativos do complexo têm inspeção com data de vigência até 4/10/24. Já a inspeção dos elevadores privativos tem data de vigência até 27/11/24.

A legislação municipal de Belo Horizonte determina a inspeção anual, mas, pelo contrato do Governo de Minas, as vistorias são realizadas mensalmente.

O serviço de manutenção dos elevadores da Cidade Administrativa é realizado por duas empresas. No caso dos elevadores sociais dos prédios Minas e Gerais, a empresa responsável é a Elevadores Otis Ltda. Já a manutenção dos elevadores privativos dos prédios Minas e Gerais e dos elevadores dos demais prédios (Tiradentes, Alterosas, Auditório JK e Centro de Convivência) é feita pela empresa Elevadores Atlas Schindler Ltda.

Ambos os contratos são produtos de pregões eletrônicos e estão vigentes, podendo ser prorrogados por até 60 meses se atendidos todos os requisitos previstos na legislação vigente.

Enquanto o uso dos elevadores sociais do prédio Minas não é retomado, os servidores que executam suas atividades no prédio foram autorizados a realizar teletrabalho.

Além disso, os elevadores privativos estão também disponíveis para a utilização dos servidores e a Intendência da Cidade Administrativa está, ainda, disponibilizando estações de trabalho no Prédio Gerais para aqueles que necessitarem comparecer presencialmente.

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