segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Associação Mineira dos Municípios (AMM) empossa o novo presidente | Dr. Marcos Vinicius

Dr. Marcos Vinicius, prefeito de Fabriciano, é o novo presidente da AMM

BELO HORIZONTE – Homenagens, gratidão, reivindicações e momento solene marcaram a posse da nova diretoria da AMM, que encerrou o 37° Congresso Mineiro de Municípios, na noite do dia 2 de junho de 2022, no Expominas, em Belo Horizonte. “O momento é de gratidão”, disse o presidente Julvan Lacerda ao se referir ao apoio da família, dos funcionários e dos prefeitos de todas as regiões mineiras durante os seus cinco intensos anos à frente da gestão da AMM. “Eu vi mais de 500 prefeitos virem para cá nas mobilizações da AMM. O apoio de vocês foi fundamental.”

A cerimônia contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados estaduais e federais, do senador Rodrigo Pacheco, do governador Romeu Zema e do general Braga Netto.

Na primeira parte da cerimônia, o presidente da entidade, Julvan Lacerda, foi homenageado pelo corpo de funcionários da Associação e pelos prefeitos mineiros, representados pelos diretores Maurílio Guimarães, ex-prefeito de Curvelo, e Rui Ramos, ex-prefeito de Pirajuba, com placas de homenagens que declararam um marco na AMM: antes e depois da gestão de Julvan Lacerda, que intensificou a luta municipalista alcançando importantes conquistas para os municípios mineiros.

“É uma despedida deste ciclo que se encerra, mas nós vamos continuar na luta. Como eu disse, a bandeira municipalista, tanto em mim, quanto em alguns amigos, pois eu me emocionei quando eu recebi a homenagem, eu sei que está plantada. E esse movimento municipalista, muito mais que as conquistas dele, levou a nós boas amizades, boas convivências, e eu sei que isso vai ser para o resto da vida. A nossa gestão está acabando, mas o que nós fizemos, as amizades que construímos, as nossas conquistas serão para a vida inteira. Muito grato a todos e que sigamos firmes na luta!”

Durante o agradecimento feito pelo presidente aos funcionários da entidade, a emoção tomou conta do ambiente, sobretudo no momento da homenagem ao colaborador mais antigo da Associação, senhor Décio, que morreu em dezembro de 2021, entregue ao seu filho e sua esposa.

Julvan Lacerda enfatizou, ainda, a excelência do trabalho da gestão das contas da AMM. “O conselho fiscal da AMM nasceu no nosso trabalho. Ele já existia no papel, mas, efetivamente, foi agora, em que todas as reuniões aconteceram, gravadas, com ata, com lisura, com transparência de tudo que era feito. Minha gratidão ao conselho fiscal, pois: oh, servicinho chato de fazer! Conferir serviços, aplicação de recursos, e eles fizeram bem.”

Na sequência, foi entregue a Comenda Especial do Mérito Municipalista ao governador do Estado, Romeu Zema, sob aplausos dos prefeitos como símbolo da conquista da intensa luta municipalista, com as mobilizações encabeçadas pelo presidente Julvan Lacerda, reunindo cerca de 500 prefeitos em cada uma delas, culminando em abril de 2019 e em outubro de 2021, nos dois grandes acordos com o governo para a quitação de R$ 14 bilhões de dívidas da gestão anterior com os municípios mineiros.

O Governador Romeu Zema destacou que sempre defendeu a causa municipalista, pois hoje os prefeitos vivem uma situação que é preciso mudar no Brasil. “Eles ficam boa parte do tempo com pires na mão solicitando recursos do Governo do Estado, e principalmente do Governo Federal”, disse.  Zema defendeu uma reforma que garantisse aos municípios mais autonomia. “Isso deixaria a nossa política muito mais eficiente e mais justa”, completou.

Noite marcada por posse, despedidas, homenagens e também por falas marcantes sobre a defesa da municipalidade no Congresso Mineiro de Municípios. “Um reconhecimento a todos que fizeram muito pela AMM, que  tornou-se uma das principais associações do Brasil em termos de representatividade, de respeitabilidade, muita em função dessa equipe muito coesa na defesa do municipalismo e agora a continuidade dada pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius”,  disse o senador Rodrigo Pacheco.

O Senador reforçou que nos municípios é que vivem as pessoas. “O Brasil não vai ter progresso se não houver o fortalecimento dos municípios. Defender o municipalismo é uma obrigação de todos os políticos mineiros”, completou.    

Nova diretoria  

A segunda parte da solenidade foi marcada pela posse da nova diretoria, comandada pelo presidente Marcos Vinicius da Silva Bizarro, prefeito do município de Coronel Fabriciano (Rio Doce), que fará a gestão da associação nos próximos três anos (2022-2025). A eleição para a nova diretoria da AMM foi no dia 1º de abril de 2022.

Em seu pronunciamento, o presidente da AMM, Dr. Marcos, como é conhecido, agradeceu à sua família, sua filha, aos funcionários da prefeitura do município, aos prefeitos e prefeitas das diferentes regiões de Minas e aos diretores que vão acompanhá-lo nas novas empreitadas à frente da AMM. O gestor enfatizou que não tem intenção de substituir Julvan Lacerda, mas em dar continuidade a um trabalho de excelência.

Neste ano de eleição, o novo presidente da AMM reforçou que vai manter a postura apartidária. “A função da AMM não é ter bandeiras partidárias, até porque temos prefeitos de todos os partidos filiados (à AMM). Mantendo a nossa independência, mantemos o nosso respeito”.

Seu perfil firme e positivo deixou claro ao mundo político que a AMM continuará a lutar, bravamente, contra os impactos negativos à gestão municipal. “Os municípios trabalham com orçamentos. Como vão tirar receitas, como aconteceu em 2018, quando nosso orçamento entrou somente 60% do valor? Precisamos de equilíbrio entre o Senado e a Câmara Federal.”

Perfil do presidente

Marcos Vinícius da Silva Bizarro é médico, com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, atuou pelo SUS durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, atual Hospital Doutor José Maria Morais, do qual foi diretor clínico; e trabalhou também em algumas unidades de saúde nos bairros da cidade e no município de Timóteo.

Entrou para a política para defender uma causa: lutar pelo Hospital Siderúrgica que encerrou as atividades por falta de apoio da gestão pública municipal. Em 2016, se candidatou ao cargo de prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% de intenções de votos, e foi eleito com 47,7% dos votos válidos. Desde que assumiu o executivo fabricianense, se destacou com uma gestão moderna e corajosa.

Um dos desafios foi incentivar o empoderamento do cidadão de maneira que consiga recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade passe a ser reconhecida no cenário estadual e nacional com o município em posição de destaque pelos seus 110 mil habitantes e pelos projetos desenvolvidos e em ampliação. Em 2020, foi reeleito prefeito de Coronel Fabriciano com 83,75% dos votos válidos.

Dr. Marcos Vinícius é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), desde 2017, e assumiu este desafio com a meta de resgatar, em todos os cenários, a posição de destaque da cidade, a “terra mãe” do Vale do Aço, apresentar o que tem de melhor e, simultaneamente, trazer para dentro do município o que encontrar de mais moderno em termos de gestão. É também presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas).

Atua, ainda, como vice-presidente de Tecnologias da Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Conheça os integrantes da chapa “Unidos pelo Municipalismo”

CARGO PREFEITO MUNICÍPIO
CONSELHO DIRETOR:
Presidente Marcos Vinicius da Silva Bizarro Coronel Fabriciano
1º Vice-Presidente Hideraldo Henrique Silva Boa Esperança
2º Vice-Presidente Luís Eduardo Falcão Ferreira Patos de Minas
3º Vice-Presidente Luiz Fernando Alves Itamarandiba
4º Vice-Presidente Edson de Souza Vilela Carmo do Cajuru
1º Secretário Wirley Rodrigues Reis Itapecerica
2º Secretário Célio Santana Buenópolis
1º Tesoureiro Luiza Maria Lima Menezes Nepomuceno
2º Tesoureiro John Wercollis de Morais Pratinha
Diretores Regionais:
Região Central
[1] Luiz Paulo Glória Guimarães Curvelo
[2] Diego Alvaro dos Santos Silva São José da Lapa
[3] Ozéas da Silva Campos Pompéu
Região Sul
[1] Alexandre de Cássio Borges Ibitiura de Minas
[2] Rodrigo Alves de Oliveira Camanducaia
[3] Walter José Lessa São Lourenço
Região Noroeste
[1] Fabiano Magella Lucas de Carvalho São Gonçalo do Abaeté
[2] Geraldo Magela Gomes Natalândia
[3] Igor Pereira dos Santos Paracatu
Região Triângulo
[1] Francisco Lourenço Borges Neto Tupaciguara
[2] Elisa Gonçalves de Araújo Uberaba
[3] Marcel Vieira Rodrigues da Cunha Prata
Região Alto Paranaíba
[1] Denise Abadia Pereira Oliveira São Gotardo
[2] Fernando Breno Valadares Vieira Coromandel
[3] Paulo Giovani Silveira de Melo Serra do Salitre
Região Centro-Oeste
[1] Lucas Vieira Lopes Iguatama
[2] Mateus Marciano dos Santos Pedra do Indaiá
[3] Bertolino da Costa Neto Bom Despacho
Região Zona da Mata
[1] Alex Andrade Anzolin Argirita
[2] Jucélio Fernandes de Oliveira Chácara
[3] Walace Ferreira Pedrosa São Francisco do Glória
Região Norte
[1] Valmir Morais de Sá Patis
[2] Jose Nilson Bispo de Sá Padre Carvalho
[3] Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho Urucuia
Região Jequitinhonha/ Mucuri
[1] Evaldo Lucio Peixoto Sena Medina
[2] Milton Coelho de Oliveira Novo Cruzeiro
[3] Ademir Costa Gobira Almenara
Região Rio Doce
[1] Andre Luiz Coelho Merlo Governador Valadares
[2] Wlater Júnior Ladia Boerborema Nova Módica
[3] Lucas Coimbra Donadia Itabirinha
CONSELHO FISCAL:
03 (três) membros Efetivos:
Conselheiro Hélio Márcio Campos Ouro Branco
Conselheiro Higino Zacarias de Sousa Ritápolis
Conselheiro Paulo Cezar de Almeida Campos Altos
03 (três) membros suplentes:
Conselheiro Pedro Henrique Soares Braga Buritizeiro
Conselheiro Aleandro Francisco da Silva Cachoeira Dourada
Conselheiro Geraldo Donizete de Lima Itaguara

Confira a cobertura completa da eleição da AMM nos canais de comunicação da Associação – Instagram (aqui), Facebook (aqui), portal (portalamm.org.br), AMMTV (aqui) – e as fotos no Flickr da entidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *