domingo, abril 28, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Ao deus-dará: Fiscalização Ambiental em Timóteo está suspensa aos finais de semana e feriados

A justificativa é a necessidade do município reduzir as horas extras. Os plantões preventivos dos fiscais visam coibir os crimes ambientais

TIMÓTEO – Em comunicado expedido via whatsApp, a subsecretária de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Timóteo, Lucília Gomides Silva, informou ao setor de Fiscalização Ambiental, que a partir do próximo sábado, dia 2 de dezembro, termina a rotina dos plantões preventivos dos fiscais de meio ambiente de Timóteo que visam coibir infrações ambientais, principalmente com cortes de taludes e movimentações de terra.

De acordo com o fiscal ambiental, Francisco Valverde Filho, o Kim Valverde, os plantões preventivos tinham como principal objetivo vistoriar toda a cidade para evitar as terraplanagens sem licença ambiental e as movimentação de terra, muitas delas sujando as vias públicas. O fiscal lembra que os plantões ambientais foram instrumentos importantes no combate a incêndios e serviram para impedir cortes desautorizados de árvores.

A justificativa apresentada pela subsecretária de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Timóteo para o fim dos plantões de Fiscalização Ambiental nos finais de semana, é a necessidade do município reduzir as horas extras. “O critério de fazer economia com a redução de horas extras dos fiscais de meio ambiente é questionável, até porque na ocorrência de infrações as multas são elevadas”, assinalou o fiscal.

Outro recorte importante feito pelo fiscal Kim Valverde, é o de que quando existe uma forte fiscalização os empreendedores acabam optando por licenciarem suas atividades para não serem multados, o que gera receita.

Outro fator importante a se considerar é que havendo fiscalização ambiental preventiva existe uma redução nas ocorrências de danos ambientais, menos obstruções de vias públicas com terra, menos sujeira com resíduos vegetais e entulhos nas praças, ruas e avenidas. “Enfim, me parece não só um equívoco econômico, mas também um enorme prejuízo para a qualidade ambiental e de vida da população”, destacou Valverde.

APA SERRA TIMÓTEO

Estranhamente no mesmo instante em que se discute a flexibilização do uso das áreas de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce e com a aprovação da nova APA Serra do Timóteo na Câmara Municipal, a notícia da suspensão da fiscalização aos finais de semana e certamente nos feriados, chega como um verdadeiro retrocesso.

Se com a fiscalização ocorrem terraplanagens desautorizadas e transporte de terra com caminhões sem lona sujando as ruas, imagine sem fiscalização?

Nota da Prefeitura

O JBN encaminhou pedido de nota, mas até o fechamento desta edição, às 18h15, desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Timóteo não havia se manifestado a respeito do assunto.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Ao deus-dará: Fiscalização Ambiental em Timóteo está suspensa aos finais de semana e feriados

  • Varonil Roque Marques

    O apelo de socorro emitido pelo meio ambiente ainda se faz ouvido por atitude de poucos, más é sufocado pelos inconsequentes…………. ainda que assim seja a luta continua

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *