sábado, abril 27, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Projeto Pedra Mole premia alunos vencedores do concurso de redação

IPATINGA – Os três alunos ganhadores do II Concurso de Redação do projeto Pedra Mole – Estação das Artes Ano II foram premiados na última terça-feira (28/11), no Centro de Memória Usiminas. O tema deste ano foi “A importância da preservação do patrimônio histórico cultural de uma nação”. Os estudantes receberam certificado de reconhecimento e, como prêmio, smartphone (1º e 2º lugares) e um tablet (3º lugar). A iniciativa é viabilizada pelo patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena e Governo de Minas Gerais.

Na segunda edição, o concurso teve como participantes alunos do Ensino Fundamental II de escolas da rede de ensino de Ipatinga. O objetivo foi incentivar a preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural e estimular a pesquisa, a criatividade, a originalidade e a leitura, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do Patrimônio Histórico de Ipatinga.

Os vencedores foram: Marcos Vinicius Assis Santos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Padre Bertollo (1º lugar), Clara Dias Alves, aluna do 9º ano da E.M. Vilma de Faria Silva (2º lugar) e Marianne Mascarenhas Lima, aluna do 9º ano da E.M. Padre Bertollo (3º lugar).

Michella Meyre Amâncio Souza Tôrres, professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica da E.M. Padre Bertollo contou que todos na escola ficaram surpresos com o resultado. “Foi emocionante receber a notícia. Os alunos premiados ficaram muito felizes e foram reconhecidos por seus colegas e professores. Nós, professores e equipe diretiva, alimentamos nosso ego, vimos, na prática, o retorno de nosso trabalho”, declarou. “É de suma importância conhecer, valorizar e preservar o patrimônio histórico cultural. Também é um direito e dever de todos nós, carrega a origem do nosso povo, da nossa cidade e é nossa herança, nosso bem”, frisou a coordenadora.

“Parabenizamos aos ganhadores pela brilhante participação nesta edição do concurso. É gratificante vê-los se debruçando nas pesquisas sobre o patrimônio histórico e cultural, trazendo referências para mostrar a importância dos bens tombados e, de fato, compreendendo o quanto a memória impacta em nossas vidas. Cumprimos nosso objetivo com a iniciativa. E que, agora, eles possam ser multiplicadores desse conhecimento”, frisou a diretora geral do projeto Pedra Mole Estação das Artes, Marilda Lyra.

Avaliaram as redações as juradas Déborah Braga Alves, formada em Letras pela Universidade do Leste de Minas Gerais – Unileste/MG; Aderli Alves Vieira, formada em Letras/Inglês, pós-graduada em Língua Inglesa, na Faculdade de Caratinga; e Silvania Pereira, jornalista formada em Comunicação Social/ Jornalismo pelo Unileste-MG, Master em Branding pela ESPM São Paulo.

Encontro com a Memória

O projeto Pedra Mole Estação das Artes II apresenta a história da primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a centenária Estação Pedra Mole, além de destacar os outros 14 bens tombados pelo patrimônio histórico cultural de Ipatinga. No segundo semestre de 2023, o projeto foi realizado no Centro de Memória Usiminas, enquanto o acesso às Ruínas da Estação Pedra Mole continua suspenso. A iniciativa tem o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, e é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Com a intervenção Retrato de Trem, o projeto narrou as vivências de um povo em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. No elenco Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner e Mari Antonacci, com direção artística de Claudinei de Souza e direção geral de Marilda Lyra.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *