sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Festa do Tropeiro é realizada pelo 4º ano em Santana do Paraíso.

SANTANA DO PARAÍSO – No ultimo domingo, 26, a Praça de Eventos, D. Maria do Carmo no centro de Santana do Paraíso, foi o cenário principal para a 4ª Festa do Tropeiro. Evento de iniciativa do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), criado por lei no ano de 2015, tendo sua primeira edição em maio de 2016.

Festa do Tropeiro 2019

A homenagem aos desbravadores, que no século XIX, tiveram participação importante no surgimento da cidade e da região do Vale do Aço, já é tradicional no calendário cultural do município e da região, e cada vez mais atrai os admiradores de eventos dessa natureza.

Festa do Tropeiro 2019

Os preparativos começaram cedo, com um grupo de voluntarias na Escola municipal José Dias Bicalho Filho, trabalhando na preparação do almoço para as comitivas, em torno de 300 pessoas, tendo como cardápio principal, o “Feijão Tropeiro”.

Festa do Tropeiro 2019

Na Praça de Eventos, com uma superestrutura montada com grande estrutura com sonorização, tendas e área preparada para as modalidades do esporte rural, os cavaleiros, após receber a benção do Padre William, desfilaram pelas principais ruas da cidade, com uma parada estratégica, por alguns minutos, na Praça do Marco Rotário, reverenciando o tropeiro. No local se encontra uma escultura que homenageia os desbravadores.

Festa do Tropeiro 2019

Após o almoço, as atenções se voltaram para a área de festas, onde foi realizada a apresentação do Batuque, dança de origem africana, preservada por quilombolas da região do Achado na zona rural de Santana do Paraíso.

Festa do Tropeiro 2019

Em seguia aconteceram as provas de esporte rural, tendo como destaque, as provas da argolinha, da cadeira e prova do tambor, todas com troféus para os primeiros colocados.  Ainda foram premiadas, as comitivas com maior numero de integrantes, cavaleiro mais e velho e cavaleiro mais novo. Amazonas mais velha e amazonas mais nova e animal mais bem traiado.

O evento encerrou com um grande show da dupla, Arthur e Eduardo que com muita musica boa, muito forró, fez a galera arrastar o pé até 22h.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *