sexta-feira, julho 19, 2024
CidadesDestaques

Anglo American inova em modelo diferenciado do Acordo Coletivo de Trabalho

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO – De forma inovadora, a Anglo American substituiu o tradicional formato do seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por um documento com estrutura mais visual, intuitiva, didática e de linguagem simplificada. O modelo já está contemplado no acordo vigente da companhia e disponível para todos os empregados diretos do Brasil, totalizando aproximadamente 4 mil profissionais. 

 A inovação usa a metodologia legal visual (visual law) que representa a união entre o design, o direito e a tecnologia, e tem o objetivo de aperfeiçoar a relação entre empregado e empresa, proporcionando uma melhor experiência e aprendizado em temas trabalhistas e sindicais. O acordo coletivo em formato visual facilita, por exemplo, a localização de informações sobre reajuste salarial, jornada de trabalho, férias, banco de horas, benefícios, direitos e deveres dos profissionais. 

“Este é um movimento que iniciamos no ano passado com o contrato visual de trabalho, uma parceria com a área jurídica. Desde então, temos buscado outras oportunidades na Anglo American para que possamos disponibilizar documentos mais acessíveis, garantindo os termos jurídicos, porém de fácil interpretação”, ressalta Sara Murssa, diretora de Recursos Humanos da companhia. 

 O acordo coletivo é um instrumento de caráter normativo, resultado de negociação entre empresas e entidade sindical de trabalhadores. O novo modelo da Anglo American incorpora figuras e ícones ilustrativos para explicar as cláusulas, que são apresentadas em tópicos, com títulos curtos e letras de tamanho legível, além de linguagem simplificada e intuitiva, facilitando a localização de informações. Os pontos relevantes dos tópicos e observações necessárias são destacados em caixas retangulares para chamar a atenção e garantir total transparência entre as partes. 

 “Este documento, inovador entre as empresas de mineração, reforça o nosso compromisso de tornar o assunto mais didático para todos os envolvidos, alavancando uma relação de ainda mais confiança com os nossos empregados, assim como os sindicatos, que são partes essenciais em todo o processo de negociação e formalização do Acordo Coletivo de Trabalho”, destaca Ronaro Marinho, gerente de Recursos Humanos da Anglo American.  

 “Esse modelo visual fará com que a categoria tenha mais entendimento sobre os seus direitos e deveres, de forma clara e objetiva. As ilustrações ajudam no entendimento das cláusulas. A Anglo American está de parabéns com essa iniciativa, que será boa para todos: empresa, sindicato e trabalhadores. Se já temos o melhor acordo coletivo do Brasil, agora teremos também o mais moderno”, afirma Cicero Joventino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Barro Alto (Sitieb), um dos sindicatos que representa empregados da companhia no Brasil. 

 Inovação contínua 

 Em 2022, a Anglo American já havia inovado com o lançamento do contrato visual de trabalho para os seus empregados próprios. Este documento, que foi implantado de forma definitiva, eliminou cerca de três mil palavras e os termos técnicos foram trocados por palavras mais conhecidas. Ainda no ano passado, a inovação foi replicada na assinatura de documentos com startups, contratos de baixa complexidade da área de suprimentos, questões fundiárias e de investimentos institucionais da companhia. Além disso, a iniciativa está em estudo para aplicação em todo o Grupo Anglo American no mundo. 

Sobre a Anglo American 

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.  

 Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.  

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo. 

 Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *