domingo, maio 5, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Anglo American conquista premiação por lançamento de livro sobre a Serra do Espinhaço

À esquerda, o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, e à direita, o diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da companhia, Ivan Simões. Crédito: Prêmio Hugo Werneck.

REDAÇÃO – Em reconhecimento à produção e ao lançamento do livro Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas, a Anglo American conquistou o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade na categoria melhor exemplo de empresa parceira. Em sua 13ª edição, a premiação buscou reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar corporações, governos, ONGs, cidadãos e personalidades que mais se dedicam à causa da proteção ambiental. 

O livro premiado reúne textos e fotos que apresentam a rica biodiversidade do Espinhaço Meridional, começando por informações gerais desse patrimônio natural, passando por seus biomas, até chegar às áreas protegidas pela Anglo American na Serra do Espinhaço, região onde a empresa opera o empreendimento Minas-Rio. A publicação foi uma realização da Anglo American, com produção executiva da Nitro Histórias Visuais e produção técnica da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente.  

 O presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, esteve presente no evento de premiação, ocorrido na última terça-feira (28/02), em Belo Horizonte (MG), e ressaltou que o projeto desenvolvido demonstra o compromisso da empresa com a biodiversidade. “Este livro é o registro do grande respeito, cuidado e interesse da Anglo American pelas pessoas, pelas paisagens e pelas histórias encontradas na Serra do Espinhaço. E de como as próximas gerações vão se beneficiar desse trabalho dedicado. Com essa publicação, reafirmamos o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, afirmou. 

 Além de pesquisadores renomados, o livro contou com a participação da comunidade local. Moradores de Conceição do Mato Dentro, um dos municípios que abriga o Minas-Rio, que adotam práticas essenciais para a preservação da biodiversidade local, contam ao longo da obra suas experiências em prol do meio ambiente. “Falar de sustentabilidade é também falar de desenvolvimento humano. Moradores locais são fundamentais para o sucesso da gestão de áreas de preservação ambiental e contribuíram muito para a realização desse premiado trabalho”, explicou Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American, que também esteve presente na cerimônia de premiação. 

 O livro Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas está disponível gratuitamente para acesso online. Baixe o conteúdo digital, clicando aqui.  

Sobre o prêmio                                                                                          

O prêmio foi criado pela Revista Ecológico em 2010 em homenagem ao ambientalista Hugo Werneck (1919-2008), um dos precursores da consciência ecológica na América Latina, fundador do Centro para a Conservação da Natureza, e defensor da criação de importantes áreas verdes no país, como os parques da Serra do Cipó e do Rio Doce. 

 Na edição deste ano, a premiação teve como tema a proteção da biodiversidade brasileira, como exemplo de resiliência da fauna e flora, da ação de grandes empresas e de políticas preservacionistas. Ao todo, foram 117 projetos, ações e indicações selecionadas como aptas a concorrer. 

 O prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, tem a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral.   

 Sobre a Anglo American 

 A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.  

 Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.  

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo. 

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *