terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesSaúde

Alerta de combate às arboviroses: Os bloquinhos “Xô Aedes” e o “Mió aqui do que na UTI”

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo movimentou a Praça 1º de Maio, Centro Norte da cidade de Timóteo, neste sábado de carnaval (18/02), para lançar um alerta  sobre o combate às arboviroses. A ação de educação em saúde reuniu os bloquinhos  de carnaval “Xô Aedes” e o “Mió aqui do que na UTI”, que circularam na Praça 1º de Maio puxados por um trio elétrico.

“Estamos trabalhando para baixar os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, que segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) detectou um índice geral de 5,5%, considerado alto risco de infestação. O combate à Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela  é uma responsabilidade do serviço público e também dos nossos munícipes. Assim como nós temos a nossa rotina diária para quebrar o ciclo de proliferação do mosquito, os moradores devem fazer a sua parte evitando os focos e os locais com larvas”, explica Ana Amélia.

Segundo Carlos Alberto dos Santos, coordenador do departamento de Zoonoses, além do índice de infestação geral do município estar alto, existem bairros que estão sob alerta, como por exemplo: Santa Teresinha e Eldorado (20%); Santa Maria (19%); Condomínio Parque Recanto e Distrito Industrial (16%); Serenata (14%); Olaria e Funcionários (10%); Jardim Vitória (8%). O coordenador faz um apelo às lideranças das associações de moradores para intervir junto à suas comunidades em parceria com a Zoonoses.

O telefone do departamento de Zoonoses para mais informações é o (31) 3847-7612, em horário comercial.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *