domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

ALERTA: Acidentes com animais peçonhentos aumentam com o calor e chuva

REDAÇÃO – Com o aumento das temperaturas desde o mês passado e chuvas frequentes, potencializa os riscos de acidentes com escorpiões. O alerta é foi dado nesta semana pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS) João XXIII, em BH, referência no socorro de pessoas picadas por animais peçonhentos.

A combinação de tempo quente e precipitações aumenta o perigo porque é nessas épocas que os bichos saem em busca de lugares secos para se abrigar, ampliando a probabilidade de estarem nas casas. Quem for picado precisa de avaliação médica urgente.

“Em algumas situações, a evolução para um quadro grave pode ser rápida”, afirma o médico Adebal Andrade Filho. “Os acidentes são mais comuns em áreas urbanas e o cuidado deve ser intensificado para que não entrem em casa. É recomendado usar telas metálicas nos ralos, manter a limpeza de áreas externas e utilizar rodo vedador de portas”.

O especialista também chama a atenção para os casos envolvendo outros animais peçonhentos, como as cobras. Em relação às serpentes, foram 492 atendimentos até agosto. Segundo ele, situações de risco podem ser evitadas.

“Os acidentes com serpentes ocorrem geralmente em jardins, quintais e plantações. As regiões do corpo mais atingidas são mãos, braços, pés e pernas. Por isso, o uso de equipamentos de proteção, como botas e luvas de raspas de couro, é importante e previne 80% dos casos”.

O médico destaca a importância de identificar o animal. “A primeira providência é afastar a vítima do animal peçonhento. Se possível, fotografá-lo, para que possa ser identificado pela equipe que atenderá o paciente. Caso seja capturado, é importante levá-lo, em segurança, para o local de atendimento. Tais procedimentos tornam o tratamento mais ágil e seguro”, explica o especialista.

Em caso de acidentes, procure um centro de saúde mais próximo para que receba os primeiros socorros.

* Com informações da assessoria da de comunicação da SES

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *