sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Ação gratuita reúne atividades de lazer, cidadania e empreendedorismo em Periquito

REDAÇÃO – Com atrações gratuitas para toda a família, Periquito, no Vale do Rio Doce, recebe no sábado (2/9) a Ação de Empreendedorismo, Cidadania e Lazer, uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com o SESI-MG e a prefeitura municipal. Das 9h às 15h, na Praça José Nelson, S/N, no Centro, moradores da cidade poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificações e Educação Financeira.

A programação foi elaborada para atender as demandas da população, a partir de um levantamento com os moradores, em parceria com a prefeitura e apoio da Polícia Militar. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova na bacia do rio Doce para fomentar a economia local e retomar o convívio social no município. A expectativa é que 2.000 pessoas sejam atendidas por essa ação no município.

“O evento também será uma oportunidade de trazer entretenimento e cidadania para as comunidades e as famílias, utilizando a cultura e o lazer para retomar a convivência coletiva”, destaca Roberto Ruggeri, coordenador da área de Turismo e Lazer da Fundação Renova.

Cidadania e serviços

Estarão disponíveis para o público emissão do CPF, consulta ao SPC e Serasa, corte de cabelo, oficina de tranças e penteados afro, emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento e CPF originais, cadastramento dos moradores (CADúnico), orientação para os serviços de Assistência Social, além de presença da Fundação Renova com recepção dos participantes e apresentação de resultados no território ou município.

Empreendedorismo

Já no campo do empreendedorismo, a partir da identificação de demanda e de mercado potencial no município, foram elaboradas oficinas de artesanato (voltada para acessórios feitos com retalhos de tecidos) e cosmética natural (que ensina a fazer cosméticos artesanais).

Além disso, quem for ao evento na Praça José Nelson no sábado poderá participar de uma Feira de empreendedores locais, com espaço de alimentação e venda de pratos e alimentos regionais. A Carreta Senai também estará no local, com oficinas de bolos e quitandas. Por meio da parceria com a Emater, o Sebrae e o Sistema Faemg Senar Minas, os participantes terão acesso a cursos rápidos de Educação a Distância (EaD).

Educação financeira

Outra ação é direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre educação financeira e consultoria financeira familiar. Pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios poderão buscar por microcrédito e acesso ao sistema bancário. “Será um atendimento individualizado, para o planejamento financeiro individual e familiar, com o controle de receitas, despesas e orientações para o consumo consciente”, explica Roberto Ruggeri.

Saúde

Na área da saúde, o Circuito Saúde irá oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais (pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal), e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. Também haverá tendas para massagem rápida para relaxamento e antiestresse, vacinação, orientações nutricionais e para atividades físicas.

Lazer e entretenimento

Ponto Volante de Cultura, com biblioteca, jogos e oficina de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca, apresentações de grupos artísticos e culturais da cidade, além de contação de histórias e apresentações folclóricas.

“Promovermos ações como essa é muito importante para o município, pois integra a comunidade como um todo. Oferecer ações e atividades de empreendedorismo, qualificações e serviços de cidadania, lazer e saúde, contribuirá para o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, avalia Roberto Ruggeri.

Serviço:

Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Data: 02/09/2023

Local: Praça José Nelson, S/N, Centro em Periquito (MG)

Horário: das 9h às 15h

Entrada gratuita

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *