quarta-feira, abril 17, 2024
DestaquesEducaçãoEsporte

Abertura das Olimpíadas Escolares de Timóteo foi em grande estilo | o palco foi a Praça 29 de Abril

O acendimento da pira olímpica foi acompanhado pelo prefeito Douglas Willkys

TIMÓTEO – O fim de semana foi de festa em Timóteo com a abertura das Olimpíadas Escolares 2022. Em sua terceira edição os jogos estudantis foram abertos oficialmente no sábado na Praça 29 de Abril, Centro Sul da cidade, com corrida rústica, solenidade com as autoridades presentes, desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta. Ainda no dia foram entregues as primeira medalhas aos vencedores da corrida rústica.

As Olimpíadas Escolares de Timóteo reúne 1.200 alunos de 15 escolas municipais, estaduais, particulares e de ensino técnico. A atividade contou com a presença ilustre da medalhista olímpica em Pequim 2008, Lucimar Aparecida de Moura, que falou sobre a sua alegria em participar da abertura dos jogos. Ela lembrou que se iniciou na prática esportiva graças às atividades de educação física por meio dos jogos escolares.

“Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Timóteo e a Secretaria de Educação por esse evento. Espero que vocês (estudantes) tenham jogos abençoados e que respeitem as regras, o trabalho em equipe e nunca desistam dos seus sonhos. Através do esporte conheci o mundo e alcancei o meu objetivo de conquistar uma medalha olímpica”, destacou Lucimar que é natural de Timóteo e atualmente mantém um instituto de formação esportiva que leva o seu nome.

Para a secretária municipal de Educação, Márcia Lessa, a abertura das Olimpíadas foi uma grande emoção, depois de dois anos sem realizar as atividades por causa da pandemia. “Sabemos que os alunos gostam de participar e cobram dos professores a presença das escolas nos jogos. Agradeço aos professores que encararam o desafio, pois o tempo de preparação foi curto. Mesmo com essas dificuldades tivemos uma participação recorde e tenho certeza que será um sucesso”, disse Márcia Lessa.

O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, também destacou a sua satisfação e o seu orgulho de participar dessse momento especial que foi a abertura das Olimpíadas Escolares, principalmente pelo envolvimento dos alunos, professores, das escolas e das famílias que marcaram presença na Praça 29 de Abril. “O esporte tem a característica de evidenciar numerosos valores que são muito importantes na formação de todo cidadão”, pontuou o prefeito de Timóteo.

Depoimentos

“As Olimpíadas Escolares de Timóteo são uma forma de fomentar o esporte, envolvendo os alunos em um evento bem organizado. Os alunos gostam e se envolvem. Esperamos repetir a performance que tivemos em 2019 quando fizemos história, pois ganhamos o maior número de medalhas e fomos campeões gerais das olimpíadas”, Thaísa Almeida, professora de Educação Física d Centro Educacional Católica do Leste de Minas (CEC-MG).

“Os alunos ficam ‘loucos” esperando as olimpíadas escolares. É ótimo, pois eles podem interagir com estudantes de outras escolas, sair da sua rotina e conhecer outras modalidades esportivas. Tivemos alunos que se classificaram para os jogos regionais, então foi uma oportunidade de eles conhecerem um novo mundo através da prática esportiva”, Cláudia Calhau, professora de Educação Física da Escola Estadual Leôncio de Araújo

“Os estudantes estavam ansiosos para participar das olimpíadas, de conviver com outros alunos depois de dois anos de paralisação. Nossa expectativa é reafirmar, por meio dos jogos, questões como caráter, responsabilidade e disciplina. A prática esportiva ajuda na socialização dos alunos e também no comportamento deles dentro de sala de aula”, Marcely Anício Almeida Lafaite,  professora de Educação Física da Escola Municipal de Timóteo, da Escola Estadual Antônio Silva e do IMETT.

Resultados

No sábado foram entregues as primeiras medalhas para os vencedores da Corrida Rústica.

Módulo II – Masculino

João Vitor Andrade (Escola São Sebastião) – Ouro

Antônio Oliveira Andrade (CEC-MG) – Prata

João Otacísio Viana (IMETT) – Bronze

Módulo II – Feminino

Ranya Nunes Henrique (Escola Ana Letro Staacks) – Ouro

Maria Vitória Martins Santos (CEC-MG) – Prata

Analice Alves Silvas Oliveira (CEC-MG) – Prata

Módulo I – Masculino

João Pedro A. B. Silva – (Municipal de Timóteo) – Ouro

Henry Gabriel L. de Miranda (Municipal de Timóteo) – Prata

Hugo José S. Gonçalves (IMETT) – Bronze

Módulo I – Feminino

Isadora Lacerda Medeiros (CEC-MG) – Ouro

Samara Ferreira Sena (CEC-MG) – Prata

Maria Luiza Vieira (IMETT) – Bronze

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *