sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Belo Oriente promove ações de saúde ocular nas escolas

BELO ORIENTE – A Prefeitura de Belo Oriente tem realizado ações de promoção da Saúde Ocular na rede de ensino municipal e nas escolas estaduais do Município. A iniciativa financiada pela Prefeitura faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em intersetoriedade entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

A primeira etapa das avaliações de acuidade visual ocorreu nas escolas, utilizando a ferramenta Escala de Snellen em alunos acima de 5 anos e 1 mês de idade. Foram examinados 3.211 alunos até o momento, sendo que destes, 290 apresentaram possíveis alterações.

Após esta etapa, as fichas para registros dos resultados das triagens oculares dos alunos que apresentaram alguma suspeita com alteração,  foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde  que agendou consultas com o oftalmologista para a realização de novos exames. No mês de maio, dos 60 agendados foram realizados 48 exames.

Os exames com o oftalmologista foram realizados no Hospital Jaques Gonçalves Pereira, localizado no Distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura). O município disponibilizou transporte gratuito para os estudantes.

Saúde na Escola

O PSE propõe que as ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular realizadas no espaço escolar, sejam parte da rotina das equipes de saúde e educação. Estas ações têm como foco a identificação o mais precoce possível, de agravos à saúde por meio de um olhar cuidadoso e singular. O Programa também preconiza que a continuidade do cuidado, quando necessária, seja compartilhada entre as equipes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *