segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesEducação

Matriculas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em Fabriciano | O prazo é até dia 13 de janeiro

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, convoca os pais dos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental para comparecerem às escolas da rede municipal para efetivarem as matrículas. O prazo é até dia 13 de janeiro.

Para descobrir em qual escola o filho vai estudar ano que vem é preciso acessar o site do governo estadual (www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br), usado para as inscrições. O encaminhamento será de acordo com o zoneamento, ou seja, conforme o endereço cadastrado. O critério utilizado é a escola mais próxima da sua residência.

Ao identificar a escola encaminhada pelo sistema, o pai, mãe e/ou responsável precisa comparecer à unidade escolar munido dos documentos informados no ato da inscrição, como certidão de nascimento, comprovante de residência, CPF dos pais e da criança (caso tenha) e cartão de vacina e Auxílio Brasil.

Crianças oriundas de outras escolas devem apresentar também a declaração de transferência ou histórico escolar.

Escolas municipalizadas

Em 2023, o município terá três escolas municipalizadas: E. E. Professor Francisco Letro, E. E. Padre Deolindo Coelho e E. E. Intendente Câmara. Estas escolas estão encerrando as atividades como unidades do estado e serão responsabilidade do município a partir de 2023. As crianças encaminhadas para estas escolas deverão comparecer na unidade municipal escolhida para finalizar o processo de matrícula:

  • Alunos direcionados à Escola Professor Francisco Letro:

Matrícula será na Escola Municipal Boa Vista, Rua Ephrem Macedo, 616 – Professores;

  • Alunos direcionados à Escola Padre Deolindo Coelho:

Matrícula será na Escola Municipal Said Albeny, Rua Sete, 35, Bairro Santo Antônio;

  • Alunos direcionados à Escola Intendente Câmara:

Matrícula será na Escola Municipal Ver. Nicanor Ataíde, Av. JK, 73, Bairro Mangueiras.

Recesso e escolas fechadas

A Gerente do Sistema Municipal de Educação, da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, Cristina Soares, lembra que haverá um período de recesso entre o Natal e o Ano Novo em que as escolas estarão fechadas. As matrículas serão retomadas dia 2 de janeiro.

Cristina faz um alerta aos pais: “É preciso que todos se atentem ao prazo. O período é de férias e muitos pais viajam com as crianças. Portanto, orientamos que façam as matrículas antes de viajarem e não percam o prazo que vai até o dia 13 de janeiro. Encerrado este prazo, após o dia 16 de janeiro, o município precisa informar as vagas remanescentes, atendendo toda a demanda do município e logo após, estaremos envolvidos em outros procedimentos”, disse.

Compra do Kit Escolar 2023

A Secretaria de Governança Educacional e Cultura já realizou o processo de compra dos kits escolares para o ano que vem e planeja entregar os materiais assim que os alunos retornarem às salas de aula em fevereiro.

O Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, ressalta o compromisso da gestão com o material. “Vamos cumprir mais uma vez com este compromisso, tranquilizando os pais para que não gastem com material. O município já garantiu a compra a todos os alunos, inclusive para os alunos novatos e dos alunos das escolas municipalizadas estão garantidos”, disse.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *