domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Concurso de Tabelas Periódicas construídas com materiais recicláveis foi sucesso na Escola João Cotta F. Barcelos

TIMÓTEO – A Escola Estadual “João Cotta de Figueiredo Barcelos”, do Distrito de Cachoeira do Vale, na cidade de Timóteo (MG), Região Metropolitana do Vale do Aço, promoveu na última quarta-feira (28) um  concurso inusitado de Tabelas Periódicas. A construção das tabelas obrigatoriamente teria que envolver materiais recicláveis. O concurso teve premiação simbólica para a turma vencedora.

A professora de Química, Genuína Teixeira dos Reis, foi a idealizadora do projeto.

Idealizado pela professora de Química, Genuína Teixeira dos Reis e professores colaboradores, o concurso teve como objetivo despertar o interesse dos alunos dos primeiros anos do ensino médio para a importância do aprendizado da Tabela Periódica, saber refletir e argumentar situações problemas, saber utilizar oralidade para fundamentar argumentações e possíveis debates e ou socializações, revisar os símbolos dos elementos químicos através de uma atividade lúdica.

Conforme explicou a professora Genuína, os alunos das duas turmas de primeiros anos do ensino médio trabalharam durante um mês no processo de construção de uma tabela periódica para cada turma. As turmas tinham como meta, construir uma Tabela Periódica usando materiais recicláveis, apresentarem uma paródia com a temática “Tabela Periódica”, além de uma apresentação em Datashow de todo o processo de construção das Tabelas através de fotos e vídeos e, concomitantemente reconhecer, compreender símbolos, códigos e nomenclatura próprios da Química.

No dia 28/09/2022 as duas turmas apresentaram as Tabelas Periódicas e foram avaliados por uma banca examinadora composta por professores, pedagogas e gestoras da escola João Cotta. Das duas turmas participantes | turma 101 e 102 |, a turma 102 foi a vencedora.

 

 

.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *