terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesMeio Ambiente

ANGLO AMERICAN AMPLIA APOIO A PROJETOS DE VIVEIROS COMUNITÁRIOS DE MUDAS NAS REGIÕES ONDE ATUA

REDAÇÃO – A expertise no desenvolvimento de viveiros de mudas nativas e em extinção pela Anglo American na região Central de Minas Gerais está sendo levada para o estado do Mato Grosso, onde a empresa desenvolve pesquisas minerais. Desde 2020, a companhia vem apoiando a criação de viveiros nas comunidades anfitriãs do empreendimento Minas-Rio, onde cinco estruturas com capacidade de produção de cerca de 1.500 mudas já foram instaladas. Agora, a mineradora oferece consultoria ambiental para suporte na estruturação e no funcionamento de um viveiro na Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), totalmente legalizada, que deverá produzir 40 mil mudas no município de Peixoto Azevedo (MT).

A criação de viveiros de mudas é implementada por meio do projeto Vamos Reflorestar, da Anglo American, que concilia recomposição florestal, educação ambiental e geração de renda, fornecendo mudas e assistência técnica para as partes interessadas. A iniciativa não será diferente no Mato Grosso. O objetivo é fornecer mudas para a recuperação de áreas lavradas pelo garimpo legal de pequena escala da região. Além disso, os cerca de sete mil cooperados também terão acesso às mudas a custo praticamente zero.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso da Anglo American com práticas sustentáveis, mesmo em regiões ou projetos onde a empresa não tem a garantia de continuidade por um determinado tempo, como é o caso dos projetos de pesquisa mineral”, ressalta Rodrigo Martins, gerente geral do Grupo de Descobertas e Geociências da empresa no Brasil.

“A implementação do Vamos Reflorestar no Mato Grosso reforça o compromisso da Anglo American com a criação de um legado positivo nos territórios onde atua, demonstrando que as práticas de sustentabilidade, além de impactarem positivamente o ambiente, também podem se tornar fonte de renda para as comunidades”, explica Tiago Alves, gerente de meio ambiente da Anglo American.

“Para garantir uma muda de qualidade, é necessário um acompanhamento técnico desde a coleta, passando pelo armazenamento, semeadura, adubação, irrigação, rustificação (preparação das mudas para as condições adversas que serão encontradas no campo), plantio, controle de pragas e aceiros. Só assim a planta se desenvolverá e cumprirá o papel de reflorestar a área lavrada. O projeto tem contribuído de maneira singular para que as nossas metas de reflorestamento sejam cumpridas”, enfatiza Solange Barbosa, presidente da Coogavepe.

Em Minas Gerais, o trabalho do Vamos Reflorestar está tornando possível recuperar, atualmente, cerca de 5 hectares de pastagens abandonadas, contribuindo com mais de 1.500 hectares já recuperados pela Anglo American na região do Minas-Rio. Dentro do cronograma do projeto, está prevista uma expansão para implementação de outros 10 novos viveiros no estado. “Trata-se de mais uma iniciativa que vai ao encontro do nosso Plano de Mineração Sustentável. Na Anglo American, buscamos pensar diariamente em soluções voltadas a um futuro sustentável e o controle do impacto de nossas decisões sobre o meio ambiente, a segurança e o bem-estar das comunidades que nos acolhem”, completa Alves.

Segundo ele, em Minas Gerais, depois de atingirem a maturidade, as mudas entregues às famílias para serem desenvolvidas são compradas pela própria Anglo American, que também transporta as plantas até as áreas a serem recuperadas. A atividade proporciona um conjunto de benefícios diretos para a biodiversidade local, além de favorecer a sustentabilidade econômica dos participantes do projeto.

Outras ações em prol do meio ambiente

O Plano de Mineração Sustentável da Anglo American inclui investimentos em conservação de áreas verdes, medidas de eficiência energética, entre diversas outras ações ligadas ao meio ambiente. A iniciativa contempla metas globais a serem alcançadas em prazos determinados.

A companhia entende que a mineração possui um papel central na preservação dos ecossistemas e reafirma seu compromisso com o impacto líquido positivo sobre a biodiversidade, investindo na sustentabilidade dos territórios onde atua e até fora deles. Atualmente, conta com mais 22 mil hectares de áreas protegidas no Brasil, entre Cerrado e Mata Atlântica, o que representa mais de seis vezes a área operada. Também é doadora do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), responsável pela conservação de mais de 60 milhões de hectares na Amazônia.

Além disso, atua como parceria de projetos com foco na recuperação ambiental, como o Juntos pelo Araguaia, lançado pelo governo federal e considerado o maior programa de recuperação ambiental e hídrica em curso no Brasil. Em Minas Gerais, em parceria com o Instituto Espinhaço, investe na recuperação de 23 nascentes do Rio Santo Antônio, além de cerca de 8 mil metros lineares de áreas de preservação permanente da região.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *