domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Será nesta segunda-feira (19) a diplomação dos eleitos em 2022 | A TV Assembleia transmitirá ao vivo

Solenidade de diplomação acontecerá na Sala Minas Gerais

REDAÇÃO – A TV Assembleia irá transmitir ao vivo a solenidade de diplomação dos eleitos no Estado, nesta segunda-feira (19/12/22), a partir das 17 horas. A cerimônia é realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que também a transmite por seu canal no YouTube.

Serão diplomados no evento o governador e vice-governador, senador e seus suplentes, deputadas e deputados federais e estaduais. A diplomação acontecerá na Sala Minas Gerais, sala de concertos onde se apresenta a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na Rua Tenente Brito Melo, 1.090, em Belo Horizonte.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. Ao receberem seus diplomas, as eleitas e os eleitos estarão aptos a tomar posse em solenidade posterior e exercer seus mandatos.

A diplomação pelo TRE-MG acontece após o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.

Roteiro da solenidade

Segundo informações divulgadas pelo TRE-MG, a solenidade de diplomação será conduzida pelo presidente da instituição, desembargador Maurício Soares. Autoridades do Judiciário e do Legislativo, além do governador reeleito, Romeu Zema, farão parte da mesa oficial.

Os diplomas serão entregues sucessivamente para o governador e vice, senador e seus dois suplentes, deputadas e deputados federais, deputadas e deputados estaduais. As deputadas e deputados serão chamados ao palco por ordem alfabética, considerando o nome que constou na urna. Haverá pronunciamentos apenas do presidente do TRE-MG e do governador reeleito.

Cerca de 1,2 mil pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. A entrada de jornalistas na Sala Minas Gerais será limitada aos profissionais de veículos de imprensa credenciados previamente, conforme cadastro que ficou aberto de 23 a 30 de novembro. Não haverá credenciamento de imprensa no local.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *