Frequência AM da Rádio Inconfidência será preservada em 2020

Redação  – Orçamento para a Rádio Inconfidência está garantido em 2020. A preservação da emissora, incluindo a frequência AM, e a previsão de recursos para o seu custeio foram anunciadas pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Landi Matte, durante reunião do Assembleia Fiscaliza, nesta quinta-feira (10/10/19). A demanda já havia sido apresentada no primeiro ciclo de prestação de contas da pasta, em junho deste ano, por deputados e deputadas do Parlamento mineiro.

Em especial, os membros da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) comemoraram o atendimento do pleito. O Executivo chegou a anunciar o fechamento da Inconfidência AM em abril, o que motivou a realização de atividades como audiências públicas para buscar a reversão da decisão.

Segundo Marcelo Landi Matte, quando chegou à secretaria, não havia sequer previsão de orçamento para a emissora. “Hoje, recuperamos os recursos da Rádio Inconfidência, que giram em torno de R$ 3,5 milhões”, ressaltou o gestor, que acrescentou que a frequência AM será mantida, ainda que não haja, por enquanto, verbas para substituir os equipamentos, já obsoletos.

Ele afirmou também que houve uma reformulação na programação da Rádio Inconfidência AM e FM, o que possibilitou a ampliação da audiência. “O aumento de ouvintes ainda não se converteu em verbas publicitárias, devido à contingência do próprio mercado, mas esperamos que, até dezembro de 2020, o custeio da empresa possa ser financiado pela publicidade e o Estado suportará apenas a folha de pagamento”, explicou o secretário.

O presidente da Comissão de Cultura, deputado Bosco (Avante), dentre outros, apontou as medidas da secretaria como resultado do esforço conjunto entre o órgão e o Poder Legislativo. Em julho de 2019, relatório com informações levantadas em debates, na Assembleia, e com propostas para viabilizar o funcionamento da rádio, foi entregue ao gestor.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *