sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

SE CUIDE: Saúde alerta para infecções sexualmente transmissíveis

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA) iniciou a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis nesta semana. No período que antecede o feriado de Carnaval 2022, a campanha vem alertar a população sobre a importância da prevenção. Estão em destaque sete das principais doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, Aids, Gonorréia, Hepatites B e C, Herpes Genital, Condilomas (HPV), Tricomoníase.

A infectologista, Mariana Vasconcelos Costa Araújo, médica de referência do programa, chamou a atenção para o aumento do número de casos de Sífilis. “A sífilis é uma infecção altamente transmissível por contágio sexual e tem atingido um número significativo de mulheres grávidas. A Aids não tem cura, mas tem tratamento. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pela rede pública de saúde”, enfatiza. A médica falou sobre a importância da prevenção com o uso de preservativo e do diagnóstico precoce com a testagem rápida e o encaminhamento dos pacientes e parceiros sexuais ao Serviço de Atenção Especializada. “O foco das ações desta campanha está na ampliação da testagem rápida de algumas dessas doenças, na educação em saúde da população, na prevenção com uso de preservativos e tratamento adequado dos infectados”, disse a médica.

O resultado do teste rápido fica pronto em trinta minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. A testagem rápida e os preservativos gratuitos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A atenção integral às pessoas com IST e aos parceiros sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas. É de extrema importância que os parceiros também busquem por acompanhamento e, quando for o caso, iniciem e concluam o tratamento.

As UBS fizeram ornamentação em alusão ao tema e promoveram ações de educação à população ao longo do mês de fevereiro. Alguns bares da cidade receberão cartazes informativos e preservativos para disponibilizarem aos clientes. Os testes rápidos para Sífilis, Aids e Hepatites Virais estão disponíveis nas unidades básicas de saúde mediante agendamento prévio e no SAE/CTA  às terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 13 horas, sem a necessidade de agendamento. O serviço fica localizado no endereço: Rua João Alves de Carvalho, nº 13, Bairro Olaria II. Mais informações pelo (31) 3847-7624.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *